Correio do Minho

Braga, terça-feira

Continuamos Juntos Por Braga

Caminho perigoso

Ideias Políticas

2015-11-03 às 06h00

Francisco Mota

A mudança deve ser dos maiores e mais difíceis exercícios por parte de qualquer ser Humano. Rasgar a escuridão colocando a lente sobre o futuro, libertar-se da cadeira do comodismo e refutar o facilitísmo é a atitude certa para o início de um novo caminho.
Passados dois anos da eleição do novo executivo municipal ninguém tem dúvidas que esta foi e é a atitude de quem marcou a viragem na história da nossa terra não só na visão de cidade mas essencialmente no modo de servir a causa pública.

Ricardo Rio e a sua equipa incutiram um novo modelo de actuação política caracterizada pela transparência, competência e dinamismo. É com orgulho que vemos Braga a ser notícia pela sua juven- tude, inovação, empreendedorismo, cultura e património ao contrário do que acontecia num passado bem recente em que as suspeitas de uma gestão duvidosa apareciam nos jornais nacionais.

Braga, hoje, é exemplo no contexto Nacional bem como Europeu. Com uma gestão sustentável e preocupada com o futuro das próximas gerações a acção política municipal tem o seu enfoque na resolução de matéria herdadas que condicionam as contas do presente e do futuro. As obras megalómanas que ainda se pagam, os campos de futebol sintéticos ruinosos e a concessão do estacionamento à superfície são bons exemplos do que tão mal foi feito a Braga e aos Bracarenses.

Ainda assim e com todos estes constrangimentos, hoje os impostos municipais são mais baixos do que eram na anterior legislatura municipal, todas as crianças do primeiro ciclo tem acesso aos manuais escolares gratuitamente, no próximo ano teremos o congelamento dos aumentos tarifários no que Agere diz respeito, não esquecendo ainda a diminuição do tarifário da água para as IPSS em 12,5% já em vigor desde 2014, bem como a criação do tarifário das famílias numerosas que permitiu uma poupança de cerca de 40% no custo da água por agregado familiar, bem como o aumento da base de munícipes que podem usufruir do tarifário social.

Hoje temos uns Transportes Urbanos com mais rede, mais utilizadores e com planeamento que por consequência apresentam mais eficiência e eficácia nos seus serviços. A BragaHabit apresenta-se com maior enfoque na sua acção, mais próxima de quem precisa e sustentável no seu plano social e financeiro. A investbraga foi uma aposta ganha na promoção empresarial e de todo o tecido económico do concelho além fronteiras, sabendo que os ganhos não são imediatos as sementes estão lançadas e os frutos acabam por aparecer.

O Teathro Circo tem sido a afirmação cultural variada de que a cidade e a região necessitava, Braga enquanto cidade cosmopolita merecia da sua mais emblemática sala de espetáculos um novo rumo, que foi conseguido.
Toda esta disponibilidade de mudança apenas foi possível com um novo empenho político e porque os colaboradores municipais têm contribuído de uma forma inexcedível para este novo rumo.
Este é um caminho longo e difícil mas que certamente quando chegarmos ao fim veremos que valeu a pena. Para isso, Continuamos Juntos Por Braga!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

23 Outubro 2018

Quatro em quatro

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.