Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Consumidores vão poder fazer compras apenas com o número do seu telemóvel

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Escreve quem sabe

2014-11-01 às 06h00

Fernando Viana

ASIBS (empresa responsável pelo sistema Multibanco) lançou recentemente uma aplicação, designada MB WAY, com a qual os consumidores vão poder associar os seus cartões bancários ao seu número de telemóvel e assim poder fazer compras ou transferências através do seu smartphone ou tablet.
Para que isso possa acontecer, devem fazer a adesão no multibanco ou homebanking, associando os seus cartões bancários ao número de telemóvel, e definindo um código de autenticação (pin) e estabelecendo um limite diário. Para já, as adesões são feitas por convite aos clientes dos bancos aderentes, sendo que está previsto o arranque em pleno em abril de 2015.
O passo seguinte é o consumidor fazer a ativação de uma app no smartphone ou tablet, inserindo o número de telemóvel e o pin definido no passo anterior. O consumidor receberá um SMS com o código de ativação a inserir na app para que o serviço esteja ativo.
Em termos práticos, como funciona este sistema?
Para já, este sistema dispensa a Comunicação por Campo de Proximidade, Near Field Communication ou NFC (tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. Ou seja, logo que os dispositivos estejam suficientemente próximos, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem a necessidade de configurações adicionais), sendo apenas necessário um smartphone que receba sms. Para fazer compras, basta que o consumidor introduza o seu número de telemóvel no equipamento da loja e confirme o pagamento na app inserindo o seu pin.
Para efetuar uma transferência instantânea, deve introduzir-se o número de telemóvel ou e-mail do destinatário e o montante. Esta operação é confirmada através da colocação do pin na app. O montante fica automaticamente disponível na conta para a qual foi enviado. Os Bancos aderentes deo MBWay são o Banco Popular, o Banif , o BBVA, o Banco Best, o BPI , a Caixa Agrícola, a Caixa Geral de Depósitos, o Millennium BCP, o Montepio , o Novo Banco e o Santander Totta.
Caso pretenda obter mais informação sobre este assunto, não deixe de contactar o CIAB, em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253617604 * fax: 253617605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt ; em Viana do Castelo: Av. Rocha Páris, n.º 103 (Villa Rosa) 4900-394 VIANA DO CASTELO * telefone 258 806 269 * fax 258806267 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt ou diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

11 Dezembro 2018

O conceito de Natal

10 Dezembro 2018

Como sonhar um negócio

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.