Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Construir Pontes

Enfermeiros já esperam longamente a recontagem do tempo de serviço

Banner publicidade
Construir Pontes

Voz às Escolas

2021-12-16 às 06h00

Luisa Rodrigues Luisa Rodrigues

Atransformação da sociedade que todos almejamos, perseguindo o objetivo de melhorar os modelos de cidadania pelos quais se rege, sustenta muitas das ações da Escola, convicta de que, através da consciencialização das gerações mais novas para a necessidade de inverter o rumo atual da sociedade, poderá transformar o mundo.
São inúmeros os projetos construídos com o enfoque nas mudanças, a vários níveis, sobretudo quando a Escola prioriza a vertente humanista da educação e orienta a sua ação em função dos princípios em que acredita, e que defende, sendo crescente o número de ações em que os alunos são desafiados a irem mais longe, refletindo e pronunciando-se sobre o mundo real em que vivem.
Alguns desses projetos decorrem da proatividade da Tutela, mas muitos surgem, também, da busca constante das lideranças para encontrarem novos desafios, desafios que provoquem e que convoquem os profissionais de educação a ousarem percorrer novos caminhos, pesem embora os efeitos do desgaste e da falta de reconhecimento de uma classe que tem o poder de transformar e de abrir horizontes.
E, assim, em pleno mês de agosto, fui despertada pelo convite de adesão ao projeto da Academia de Líderes Ubuntu, um projeto em que revi alguns dos princípios pelos quais o Agrupamento de Escolas que lidero se rege, o que considerei um desafio que permitiria sistematizar algumas das nossas ações, atribuindo-lhes uma renovada intencionalidade, sem perda da identidade de uma organização que tem investido, ao longo de décadas, na melhoria das aprendizagens e da essência de cada um dos seus atores, enquanto seres humanos.
Mas, como em todos os desafios que requerem a disponibilidade de gente capaz de acreditar que a vida é uma constante aprendizagem, e que a estagnação derrota qualquer propósito de sucesso, precisava de transmitir a mensagem de forma a mostrar que a criação de um Clube Ubuntu no Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio complementaria o trabalho que realizamos, no domínio da educação para os valores, envolvendo os alunos em dinâmicas que, estava certa, os marcaria e os ajudaria a serem pessoas mais atentas aos outros.
A mensagem foi transmitida, estabelecendo a correspondência entre o lema dos Ubuntus “Eu Sou porque Tu És” e as práticas enraizadas na Comunidade Escolar, aliado às necessidades decorrentes dos longos períodos de Ensino à Distância, que provocaram um crescente desenvolvimento de atitudes individualistas, próprias de uma socialização centrada no mundo digital e, até, reconheça-se, um acréscimo de agressividade.
Demos os primeiros passos, acreditando que “… é possível, no respeito pelas nossas múltiplas diferenças, construirmos uma comunidade unida e coesa e que a nossa interdependência é uma força.”, aguardando, agora, que todos aqueles com quem queremos estabelecer pontes tenham a mesma sensibilidade e que, num futuro próximo, possamos evidenciar alguma mudança na vida daqueles que nos rodeiam e, um pouco mais além, no tempo, na sociedade em que vivemos.
Queremos continuar a fazer a diferença, juntando a experiência e a sabedoria de uma Escola em que acreditamos aos desafios do novo projeto que abraçámos, em defesa de uma verdadeira educação para a Cidadania, em que as pontes nos ajudarão a reforçar a qualidade do nosso desempenho, em detrimento dos muros que alguns ainda teimam em não derrubar.
Aproxima-se o Natal, uma época em que a construção de pontes ganha um sentido tão especial, podendo fazer a diferença na vida dos tais “outros” a que devemos estar mais atentos, sobretudo na atual conjuntura, em que a partilha de afetos pode ajudar a atenuar a distância física que os separa das pessoas e dos lugares da sua história.
Um Natal com muita Saúde e muita Família, e um Novo Ano pródigo em construir pontes, são os votos da Comunidade Gonçalo Sampaio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho