Correio do Minho

Braga, terça-feira

Congresso Nacional BAD: Sustentabilidade & Transformação

Obrigado, Pedro Passos Coelho

Voz às Bibliotecas

2018-02-01 às 06h00

Carla Araújo

O13º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas já tem data e local definido! Ocorrerá de 24 a 26 de outubro de 2018, no Pavilhão Multiusos da cidade do Fundão. A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas entendeu escolher como tema da edição deste ano a Sustentabilidade & Transformação. O Congresso BAD, que já se realizou um pouco por todo o país, norte a sul, e na Ilha S. Miguel, nos Açores, será acolhido, este ano, pela cidade do Fundão, bem no centro do país, fruto de um protocolo de cooperação celebrado entre a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e a Câmara Municipal do Fundão. Se por um lado o termo "sustentabilidade" está, em termos de conceito e definição, associado à ideia manutenção; conservação; cuidado e defesa, o termo transformação está associado à ideia de alteração; modificação e evolução. Esta conjugação de ideias contrastantes assegurasse-me como um excelente mote para um evento que pretende reunir, o mais alargadamente possível, a comunidade de profissionais de informação e documentação do nosso país.

O 13º Congresso Nacional BAD pretende constituir-se como um fórum privilegiado de reflexão para acompanhar e, em parte, determinar, os caminhos da gestão da informação no nosso país e no mundo. Como divulga o Notícia BAD, o jornal da associação, neste congresso reunir-se-á um vasto painel de especialistas portugueses e de peritos oriundos dos principais centros de inovação europeia e debaterá os desafios e oportunidades que o futuro da ciência da informação apresenta para o país, para as comunidades locais e para os profissionais. Como avança, e acrescenta, a mesma fonte, este Congresso será também o espaço para a iteração entre as diversas formações e campos de atuação dos profissionais de informação e documentação, proporcionando a troca e a difusão de conhecimento entre todos os que estão comprometidos com a evolução teórica e tecnológica, mas também com a sustentabilidade da sua área de intervenção e influência, das organizações e da sociedade em geral.

Os principais subtemas a debater e refletir serão: memória, património e ciência aberta; redes, comunidades e literacias; direito à informação e tecnologias e infraestruturas. A submissão de propostas para o programa do Congresso decorre de 30 de janeiro a 30 de Março de 2018 e no âmbito do programa técnico e científico do Congresso serão aceites propostas para: Comunicações; Apresentações 24×7 (7 minutos para 24 slides); Posters, Painéis e Sessões de Debate. As inscrições para a participação no Congresso decorrem em 3 fases, sendo a 1.ª fase até 30 de maio, a 2.ª fase até 31 de agosto e a 3.ª fase até ao Congresso. Este é, sem dúvida, o maior espaço nacional que dá, como o nome desta crónica sugere, Voz às Bibliotecas!!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

15 Fevereiro 2018

Meninos dormindo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.