Correio do Minho

Braga,

- +

Como irá ser este novo ano letivo?

Reuniões

Como irá ser este novo ano letivo?

Voz às Escolas

2020-09-03 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

Tudo começa de forma diferente! Pela primeira vez, o ano escolar começa com a 2ª fase de exames. Longe vão os tempos em que a 2ª fase de exames acontecia em setembro e o ano letivo tinha o seu início em outubro. Havia tempo para realizar os exames e, de seguida, preparar o lançamento do ano letivo. Este ano, teremos de conciliar todas as tarefas no curto espaço de dez dias úteis, até ao dia 14 de setembro.
O mês de agosto, que deveria ser de descanso, foi o tempo de pensar a nova escola. Foram muitos os profissionais, docentes e não docentes, da Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) que dedicaram o seu tempo a preparar os espaços, a constituir as turmas, a elaborar os horários. A forma de funcionar e de estar na escola vai ser diferente e, por isso, a colaboração de todos é essencial. É fundamental criar novos contextos e implementar novas dinâmicas para trabalhar na escola.
Enquanto profissionais do ensino, sabemos que nada pode substituir a escola e os professores. A escola é o local onde se socializa, onde se criam amizades, onde ajudamos os jovens a crescer e a construir conhecimento. Mas tudo tem de acontecer em segurança. E é para que essa segurança seja uma realidade que todos estamos a trabalhar.
Mais do que nunca, toda a comunidade escolar tem de estar implicada em torno do objetivo comum: garantir condições de segurança para que a construção do conhecimento possa continuar a acontecer. Mais do que nunca, é imperioso que os pais saibam reconhecer o valor dos professores e apoiá-los. Mais do que nunca, os alunos devem respeitar a autoridade dos professores e perceber que os pais confiam no seu trabalho. Será importante que os professores respeitem os alunos como seus semelhantes, embora com estatuto diferente. Nenhuma destas premissas pode ser negociável ou opcional, sob pena de a escola não cumprir com a sua missão, neste tempo de incerteza.
Ao longo da sua longa existência de quase 130 anos, a ESMS acompanhou as mudanças políticas, sofreu com as crises sociais, experienciou crises sanitárias, mas sempre soube encontrar respostas para, no momento certo, continuar a trabalhar com os seus alunos e, em conjunto, ultrapassar obstáculos. Não será esta pandemia que nos irá impedir de prosseguir com o nosso trabalho de qualidade, continuando, assim, a ser dignos da confiança daqueles que anualmente nos procuram.
É nosso dever criar condições para que o trabalho de formar cidadãos responsáveis, solidários e honestos nunca seja posto em causa. Não podemos esquecer que somos uma escola centenária e que o compromisso de ensinar, assim como o terá de ser o de aprender, é uma responsabilidade para com a comunidade em que estamos inseridos. Nós sabemos que só com muito empenho, esforço, exigência e rigor no trabalho a realizar podemos ser bem-sucedidos. Este ano letivo, o respeito pelo outro vai ter de caminhar lado a lado com estes outros valores. Só desta forma poderemos cumprir com a missão da escola.
É este o compromisso que assumimos para com os nossos alunos. Temos a certeza que eles também o assumem.
No final do ano letivo anterior, agradeci a todos, pessoal docente e não docente, alunos e pais, pois só em conjunto é possível trabalhar para sermos “mais amanhã do que aquilo que somos hoje”! Agora agradeço a todos os que trabalharam para que este novo ano possa ter o seu início da forma que nos caracteriza!
A tarefa continua e está longe de estar terminada, mas, porque somos uma escola, estamos continuamente a planificar, a corrigir, a ajustar, a aprender e a preparar o caminho para os que connosco vão “aprender a caminhar para refazer e retocar o sonho pelo qual se puseram a caminhar” (Paulo Freire). Tudo vamos fazer em segurança!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho