Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Comemorando!

Uma Justiça que é tão cega

Comemorando!

Voz às Escolas

2019-05-20 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

A energia que, a cada dia, brota na escola é das maiores riquezas que vivenciamos! Reservar um dia para comemorar é altamente merecido.
Assim aconteceu no passado dia 17 de maio, no Agrupamento André Soares.
As mais variadas temáticas foram trabalhadas, articuladas, festejadas. Alunos, professores, assistentes, encarregados de educação, experienciaram um dia de escola, sem escola, mas com tanta escola! Na sede concentraram-se os festejos, que não deixaram de acontecer também nos diferentes estabelecimentos. Privilegia-se a ida dos alunos à escola sede, preparando o futuro para a passagem ao segundo ciclo, tão difícil pela grande mudança que implica nas suas vidas.

Muito trabalho foi desenvolvido para esta comemoração - exposições temáticas, articulando a ciência com a arte, com a literatura, cruzando a história da ciência com a história da humanidade, os espaços de experimentação da pintura, da cor. Reviver Braga Romana. A língua e a cultura francesa, alemã, inglesa, em forma de exposições e jogos que muito os entusiasmaram e ainda o Karaoke a dar forma ao fluente inglês que os nossos jovens tão bem cantam. Presente a vida e obra de Sophia de M. B. Andresen, a sua figura recriada por fantásticas alunas, que passearam pelos diversos espaços. Os jogos matemáticos e a construção de caleidoscópios divertiram tantos participantes! Os Aromas na nossa escola espalharam o seu perfume e a alegria dos seus produtores. Atividades de pendor artístico tiveram uma forte expressão no programa do dia, com várias dramatizações de histórias infantis, declamação de poemas e dança. No auditório, os mais pequenininhos dramatizaram o Nabo Gigante, entre outros. A música e instrumentos musicais ecoaram a par com a alegria dos alunos.

A física e a química, com lotação também esgotada, deram canto à experimentação, às reações químicas no laboratório, à confeção de bolos deliciosos, que tantos pudemos provar. Mais ao lado, nos laboratórios de Ciências Naturais as experiências demonstradas por alunos do 3º ciclo para os mais novinhos do 1º ciclo, e para as crianças dos JI foram motivo de muito espanto, bem visível nos seus olhos. Todos os espaços repletos de alunos, de todo o agrupamento.
A zona desportiva vibrou com os jogos e as claques, que envolveram entusiasticamente centenas de alunos e encarregados de educação. Aplaudiram, contagiados pelo entusiasmo, o torneio de futsal. Cordas, peddy paper sobre a Europa, e muitas outras iniciativas, animaram e embelezaram.
A biblioteca encheu-se de momentos de criatividade, de entretenimento, de diversão.
Da parte de tarde, o cinema contou história. Alunos, professores e pais do 1º ciclo, desafiaram a experimentação com criatividade.

A primeira Feira de Ciências foi grande novidade. Com o tema “Há cientistas na Escola”, foi uma verdadeira mostra de experiências e atividades científicas. O espaço ficou cheio, carregado de talento, de verdadeiros cientistas, apoiados pelos seus professores e pais. Perante todos os visitantes e um júri, Casa da Ciência, Educação da CMB e Areal Editores, os pequenos fantásticos cientistas explicaram entusiasticamente a sua quase magia.
Foi um dia feliz, os nossos alunos espalharam alegria e entusiasmo, os seus professores, empenharam-se para que a festa resultasse no sucesso que todos testemunharam.
Parabéns a toda a comunidade escolar! Foi um dia muito especial! Bem hajam pelo empenho, pela dedicação. Só assim é possível fazer da escola um fantástico lugar para formar fantásticas pessoas!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

16 Setembro 2019

Sejam bem-vindos!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.