Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Clubes Ciência Viva na Escola

Enfermeiros já esperam longamente a recontagem do tempo de serviço

Banner publicidade
Clubes Ciência Viva na Escola

Voz às Escolas

2021-12-27 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

O Plano Escola + 21/23, que já referi na última crónica, promove a criação e o alargamento dos clubes de Ciência Viva na Escola, mantendo o propósito de recuperação das aprendizagens dos alunos. Estes clubes estão sujeitos a candidatura até ao final de dezembro e serão aprovados no início de 2022, terão financiamento para promover atividades calendarizadas até 2025, com enquadramento no Impulso Jovens STEAM (Science, Tecnology, Engineering, Art, Mathematics).
Nas escolas do nosso Agrupamento promovemos diversas atividades ligadas às ciências, à tecnologia, às artes, à ecologia, ao ambiente, mas não tínhamos formalizado a criação de Clube Ciência Viva.
Com a intenção de alargar a Rede Nacional de Clubes Ciência Viva, a Direção Geral de Educação promoveu encontros mobilizadores, em que participamos, onde conhecemos outras experiências e boas práticas de escolas, ouvimos investigadores e conhecemos potenciais parceiros para os novos clubes de Ciência Viva.
No nosso Agrupamento candidatamos dois clubes, um na Escola Básica de Gualtar e outro na Escola Secundária Carlos Amarante. Os dois clubes, com objetivos diferentes, não serão concorrentes, mas parceiros. Farei uma apresentação resumida do que pretendemos.

Na Escola Básica de Gualtar criaremos o “Clube ADC – Aprender e descobrir Ciência”. Terá essencialmente duas valências dirigidas aos alunos: a programação e a robótica, partindo da dinâmica de disciplinas como as ciências, a físico-química e a matemática. Pretende-se que o clube seja um espaço de aprendizagem e descoberta, que valoriza a experimentação das ciências e potencie aprendizagens formais e não formais do currículo, capacitando os alunos para além das aprendizagens essenciais das disciplinas, assim como desenvolvendo as competências previstas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

O projecto da ESCA será “Escola Viva”- a Escola como espaço de intervenção cívica na sustentabilidade da cidade. Todos sabemos que a água é indispensável para a existência da vida – importa sensibilizar para a importância da utilização eficiente da água e para a conservação da biodiversidade. O nosso Projeto Educativo promove os domínios de articulação curricular de acordo com a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, com a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a igualdade de género que enformam o Clube “Escola Viva”. O clube será alicerçado em técnicas de ensino experimental e de aprendizagem ativa, desenvolvendo a autonomia e a participação cidadã. Este projecto pretende alertar para a importância da proteção da biodiversidade e da água. As alterações climáticas agravam as pressões sobre os recursos hídricos, já maltratados pela poluição e pelo aumento demográfico, exigindo uma abordagem sistémica na forma como são geridos.

O plano de atividades, que os clubes candidatam, depende do financiamento e das parcerias que foram estabelecidas com muito entusiasmo. Destaca-se a formalização de protocolos com o Planetário de Braga, Casa da Ciência de Braga, a Escola de Ciências e o Instituto de Educação da Universidade do Minho, o Banco Português de Germoplasma Vegetal e o Planetário do Porto. A todos o nosso agradecimento por acreditarem nos nossos projetos.
Para todos desejo a continuação de Festas Felizes, com saúde e Bom Ano 2022!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho