Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Cinco anos de InvestBraga

É muito difícil dizer adeus!...

Ideias

2018-10-26 às 06h00

Rui Marques

Após cincos anos na Presidência da InvestBraga, Carlos Oliveira decidiu cessar as suas funções, com o sentimento de dever cumprido, para se dedicar a novos projetos pessoais e profissionais. Na sua liderança esta empresa municipal passou da obsolescência para uma estrutura exemplar, não só em Braga como a nível nacional, pela sua organização funcional, capacidade de resposta e pertinência dos serviços que presta à comunidade. Deixou de ser um fardo para o concelho para se tornar um dos principais motores do seu desenvolvimento económico.

Com a redesignação operada, abandonando a marca “Parque de Exposições de Braga” para a bem conseguida “InvestBraga”, Carlos Oliveira estruturou a atividade desta empresa municipal em três áreas fundamentais: a captação de investimento nacional e internacional, o empreendedorismo e a promoção de feiras e eventos, afirmando-a, deste modo, como uma verdadeira agência para a dinamização económica de Braga.
O trabalho desenvolvido em qualquer uma das três áreas de ação foi de extraordinária valia para o município e deveu-se, claramente, à astúcia, capacidade de gestão e de liderança de Carlos Oliveira, bem como à articulação e confiança política nele depositada pelo Presidente da Câmara Municipal, que proporcionaram os meios e recursos indispensáveis para o sucesso, assim como o trabalho desenvolvido pela sua equipa de colaboradores.
Em jeito de balanço, lembro algumas das ações ou medidas implementadas nestes cinco anos de InvestBraga, que, na minha opinião, têm a marca deste gestor e deixam um legado extraordinário para o futuro da InvestBraga e do próprio sucesso da cidade.

Captação de investimento nacional e internacional
1- Plano estratégico – uma pedrada no charco, introduzindo as boas práticas de gestão empresarial na gestão publica. Para se poder gerir é preciso saber para onde se quer ir, definir objetivos, metas e um plano de ações. Fê-lo, envolvendo e comprometendo as principais forças vivas do concelho com o sucesso do projeto, criando um plano ambicioso mas exequível para um horizonte de 4 anos. O documento, entretanto, foi já revisto por mais 4 anos.
2- Conselho estratégico – criou e manteve em funcionamento um Conselho Estratégico que sentava à mesma mesa, regularmente, as principais entidades públicas, regionais e nacionais, e privadas ligadas ao desenvolvimento económico do concelho de Braga, para auscultação de contributos externos e fomento de uma atuação sinérgica desta rede.
3- Embaixadores empresariais – uma iniciativa extraordinária de reconhecimento do mérito de um conjunto alargado de empresas sediadas ou instaladas no concelho (28 até ao momento), fazendo delas embaixadoras de Braga, no âmbito das suas relações comerciais à escala global.
4- Diplomacia económica – ao longo de cinco anos, promoveu a visita a Braga de mais de 70 embaixadores, oriundos de todos os continentes, que marcaram, de forma evidente, a aposta na internacionalização de Braga, enquanto destino de excelência para se viver, estudar, visitar ou investir.
5- Gabinete de captação de investimento e de apoio ao investidor – um gabinete que, de forma proativa, identifica potenciais investidores, desenvolve esforços para a captação de investimentos para o concelho e apoia a sua implementação no território, através da agilização de todos os processos de licenciamento municipais. Acompanhou mais de 447 projetos de investimento, que mobilizaram mais de 622 milhões de euros, ajudando a criar um ambiente que tornou Braga no terceiro concelho mais exportador do país.
6- Incentivos ao investimento – foram desenhados e implementados um conjunto de incentivos fiscais municipais fundamentais para apoiar o investimento e a criação de emprego no concelho.

Empreendedorismo
1- Startup Braga: um novo paradigma no apoio ao empreendedorismo – para dar corpo à estratégia de tornar Braga um dos principais pólos de apoio ao desenvolvimento de projetos empreendedores com elevado potencial de internacionalização, foi criada a Startup Braga. Com um conceito disruptivo face aquilo que era prática comum em Portugal, o foco assenta na atração dos melhores talentos para o desenvolvimento dos seus projetos, a partir de Braga, independente- mente da sua origem nacional ou estrangeira, em vez do modelo tradicional de fomento do espírito empreendedor da população residente.
2- Grandes mentores, grandes parceiros – para posicionar Braga como um dos principais hubs de inovação, Carlos Oliveira, fruto da sua network, agregou alguns dos melhores especialistas, nacionais e estrangeiros, para assegurar o mentoring dos empreendedores apoiados pela Startup Braga. Igualmente, assegurou a colaboração de alguns dos maiores players mundiais em tecnologia, como é o caso da Microsoft.
3-Rondas de investidores e road shows – para assegurar a transição dos projetos dos empreendedores, do papel para o mundo real, têm sido organizadas rondas de investimento que captaram, até à data, cerca de 27 milhões de euros de financiamento, em capital de risco e business angels. Paralelamente, têm sido organizados roadshows a mercados mais desenvolvidos, como Inglaterra e Estados Unidos da América, para fomentar a visibilidade internacional do trabalho desenvolvido pela Startup Braga e promover as suas startups.

Feiras e eventos
1- Requalificação do PEB e rebranding para Fórum Braga – a requalificação do antigo Parque de Exposições de Braga e a sua transformação em “Fórum Braga”, foi a grande obra deste legado. Na minha opinião, o melhor elogio que se lhe pode fazer é que parece que este equipamento foi construído de raiz e não alvo de uma requalificação. Braga conta, hoje, com a segunda maior sala de espetáculos do país e o maior auditório da região Norte, o que lhe permite posicionar-se como uma das maiores referências nacionais para o turismo de negócios.
Muito mais havia a dizer sobre o excelente trabalho desenvolvido pelo Carlos Oliveira e a sua equipa, mas, sobretudo, parece-me justo elogiar a visão e a capacidade de fazer acontecer, de um gestor metódico e ambicioso, que demonstrou que é um líder nato. A cidade deve estar-lhe agradecida e muito orgulhosa do legado que construiu em tão curto espaço de tempo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.