Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Cimeira Ibérica: Minho em destaque

Uma carruagem de aprendizagens

Ideias

2017-06-01 às 06h00

Paulo Monteiro

Electrificação da linha do Minho, valorização do rio Minho, promoção conjunta dos Caminhos de Santiago, cooperação policial, roteiro ibérico de infra-estruturas científicas, reforço das ligações em fibra óptica e o reforço do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL)... estes foram alguns dos acordos alcançados na Cimeira Ibérica e que reuniu durante dois dias, em Vila Real, os governos de António Costa e Mariano Rajoy.

Foram oito textos assinados entre Portugal e Espanha sobre temas como as fronteiras marítimas, turismo, tecnologia espacial, emprego, os transportes transfronteiriços, defesa e segurança.
A grande parte destes acordos dizem directamente respeito ao Minho com particular destaque para o rio Minho onde se assinou um tratado sobre a linha de fecho da foz, não só do rio Minho mas também do Guadiana. Um tratado considerado particularmente relevante e que, segundo o texto final, “ao estabelecer as linhas que separam as águas interiores do mar territorial nas desembocaduras do rio Minho e do rio Guadiana, e ao definir os troços internacionais dos dois rios, delimita as fronteiras (marítimas) dos dois países, o que traz, naturalmente maior segurança jurídica em termos de legislação potencialmente aplicável”.

Os investimentos na área de infra-estruturas de transportes transfronteiriços, onde foi conferida prioridade máxima ao investimento nas redes ferroviárias, acabam por ser mais excelentes notícias para o Minho já que inclui a electrificação da linha do Minho até Valença e a reabilitação da ponte internacional entre Valença e Tui. O objectivo é ter comboios mais rápidos nesta linha que une os dois países. Valença congratulou-se com estas notícias. E Valença/Tui merecem pela excelente cooperação feita nos últimos anos...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.