Correio do Minho

Braga, terça-feira

Cidades do Minho no ranking Norte

O conceito de Natal

Ideias

2017-04-07 às 06h00

Paulo Monteiro

O ranking das melhores cidades de Portugal divulgado esta semana pela Bloom Consulting e de que ontem já escrevi na perspectiva nacional, tem a particularidade de no top10 contemplar cinco cidades da zona de Lisboa, duas do Norte, uma do Centro, outra do Algarve e outra da Madeira... Só por aqui está muita coisa dita, uma vez que existe uma grande concentração (de tudo) na capital atendendo a três itens avaliados (negócio, visitar e viver). Mas... falemos do Norte.
O município do Porto consegue o pleno no primeiro lugar em todas as edições e em todas as dimensões segundo a Bloom Consulting.
Braga, que apesar de perder para o Porto o primeiro lugar na dimensão Viver, consegue subir de prestação em todas as categorias e consolida o segundo lugar na região. Guimarães, por sua vez, viu fugir o pódio para Vila Nova de Gaia que consegue pela primeira vez este terceiro lugar. No top10 destaca-se a entrada directa de Bragança, para o 9.º lugar da tabela e a saída de Barcelos para o 11.º lugar. Alargando a escala ao top25, destaca-se a impressionante entrada de Esposende que subiu sete lugares. Valença saiu do top25.
Segundo a Bloom, do ponto de vista global, os resultados dos municípios do Norte foram muito positivos.
Ora... e agora chegamos ao cerne da questão: estudos e estatísticas têm várias formas de serem analisados. É isso mesmo; cada um analisa à sua maneira. Por isso é que há leituras e leituras dependendo do ponto de vista.
Mas o certo é que o Minho, neste caso concreto, perde muito para os grande aglomerados como são os casos de Lisboa e Porto que concorrem com outras armas que não estão ao alcance dos minhotos... Basta ter aeroporto, porto e praia para tudo ser bem diferente. Ah... e mais riqueza!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

11 Dezembro 2018

Orçamanto

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.