Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Cidadãos ativos e tolerantes

Braval abrange 15% das ações nacionais da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Voz às Escolas

2019-01-16 às 06h00

Joaquim da Silva Gomes Joaquim da Silva Gomes

Alguns dos problemas que afetam o Agrupamento de Escolas de Maximinos são semelhantes aos problemas que atingem uma grande parte das escolas portuguesas.
São comportamentos que se prendem com condutas menos adequados que alguns alunos revelam na sua rotina diária, nomeadamente atitudes desajustados em sala de aula; alguns problemas de atenção e concentração nas aulas ou ainda alguma dificuldade de integração de alunos oriundos de outras nacionalidades e etnias.
No que concerne a alunos de outras nacionalidades, há a destacar atualmente a chegada de muitos oriundos do Brasil, que procuram o nosso Agrupamento, depois de obterem informações acerca da qualidade do ensino que aqui é ministrado.

Neste contexto, seguindo as orientações emanadas no Despacho Normativo n.º 20/2012, de 3 de outubro, o nosso Agrupamento está a ultimar um Plano Plurianual de Melhoria (PPM), que irá vigorar nos anos letivos de 2018/19, 2019/2020 e 2020/21, e cujas ações estão orientadas para o desenvolvimento da qualidade das aprendizagens e que vão de encontro às necessidades reais dos alunos.
Neste Plano Plurianual de Melhoria daremos particular atenção à colaboração que iremos manter com a comunidade deste Agrupamento, recorrendo a um trabalho de cooperação permanente e em rede, destacando-se aqui a Câmara Municipal de Braga, as Juntas de Freguesia e as instituições de cariz cultural e social.

O grande objetivo do Plano Plurianual de Melhoria do nosso Agrupamento é melhorar a qualidade da aprendizagem e dos resultados escolares dos alunos; prevenir o abandono escolar, o absentismo e a indisciplina dos alunos; garantir a inclusão plena de todos os alunos; promover o exercício de uma cidadania permanente, ativa e informada e ainda operacionalizar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade.
No seguimento do que tem sido desenvolvido nos últimos anos por este Agrupamento, iremos reforçar a articulação entre os diferentes ciclos de ensino, nomeadamente entre o 2º ciclo e o 1º ciclo e entre o 1º ciclo e o Pré-Escolar; entre o 3.º ciclo e o 2.º ciclo e ainda entre o ensino secundário e o 3.º ciclo; a necessidade de uma maior flexibilidade nas abordagens com todos os alunos, destacando-se aqui uma preocupação redobrada relativamente aos que chegam de outras nacionalidades e ainda os alunos oriundos da etnia cigana, cujo objetivo principal é a frequência e conclusão da escolaridade destes alunos.

Para os próximos anos letivos centraremos as nossas atenções nos seguintes pontos:
- Numa preocupação permanente dos professores em resolver os problemas dos alunos com mais dificuldades, que passará pela partilha de conhecimentos e de um trabalho colaborativo mais permanente e em pequenos grupos de alunos;
- Na criação de equipas educativas coesas e focalizadas na promoção do sucesso educativo;
- Na valorização da diversidade sociocultural e no respeito pela multiculturalidade que cada vez mais nos envolve;
- Numa reflexão e num reforço do trabalho colaborativo constante entre os docentes;
- Na diferenciação pedagógica, recorrendo à diversidade de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, biblioteca escolar, desporto escolar, laboratórios…);
- Na criação de medidas diversificadas e adequadas ao contexto local, que envolvam as famílias do nosso Agrupamento, num maior acompanhamento do percurso escolar dos educandos.
O grande objetivo do nosso Agrupamento, para os próximos anos, é a formação de cidadãos ativos, a superação de assimetrias sociais e o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos, com o objetivo de termos um país mais democrático, solidário e tolerante.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

19 Novembro 2020

Diário de Bordo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho