Ensinar e Aprender História com Alma
Voz às Freguesias
2017-05-30 às 06h00
O encerramento da agência de Gualtar da Caixa Geral de Depósitos foi um duro golpe na economia local e no interesse e comodidade dos clientes e utentes da Freguesia. Importa recordar que para além dos clientes e utentes de Gualtar, esta agência servia uma população estimada em 18.000 habitantes e de muitos cidadãos oriundos dos concelhos da Póvoa do Lanhoso e Amares.
As razões para o encerramento nunca foram explicadas ou informadas pela Administração da CGD, pese os insistentes pedidos formulados pela Junta de Freguesia de Gualtar.
Sem razão aparente e com a desculpa de uma “recapitalização”, da qual desconfiamos, retiraram também o posto de multibanco aí existente, resultando daí acréscimo de incomodidade para os utentes. E dizemos isto porque se a “recapitalização” foi pensada para diminuir custos e aumentar receitas não faz sentido a retirada do posto de multibanco, já que este é fonte de rendimento que, independentemente de ser pouco ou muito, sempre ajudará aos cofres de uma CGD que de serviço público, como infelizmente vamos constatando, nada tem.
Como sabemos os postos de multibanco substituem, em muitas operações os serviços das entidades financeiras, resultando daqui poupança em termos de recursos humanos. Poderiam ainda invocar que a manutenção do posto de multibanco teria custos de aluguer do espaço para a CGD, mas a verdade é que o prédio é da sua propriedade.
Podemos concluir que a sanha colocada no encerramento de agências e de postos de multibanco da CGD, nomeadamente na Freguesia de Gualtar, é contra o verdadeiro “interesse público” e não pode ser pretexto para uma “recapitalização”, que feita de outra forma seria defensável. Se assim fosse o porquê do encerramento do posto de multibanco que não tem custos e só tem benefícios. Benefícios com receitas oriundas do SIBS e poupança nos procedimentos bancários.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário