Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Cerveira e Tomiño: a nova eurocidade

Cancro do Pulmão – de que morrem os portugueses

Ideias

2018-06-04 às 06h00

Paulo Monteiro

Tudo começou em 2012 quando Valença e Tui decidiram formar a primeira eurocidade do Minho... duas localidades banhadas pelo rio Minho e sem fronteiras. Cinco anos depois foi a vez de Monção e Salvaterra do Minho seguirem o exemplo e, um ano depois, uma nova eurocidade está no horizonte: Vila Nova de Cerveira e Tomiño. Aliás, nada de que não se estivesse à espera tal é a amizade e entreajuda entre as duas localidades e as excelentes ligações entre Fernando Nogueira, o presidente da autarquia de Cerveira e a Alcaldesa de Tomiño, Sandra González.

Os dois municípios já partilham protocolos e iniciativas e até já festejam... duas vezes a passagem do ano. Por isso, serem agora uma eurocidade era inevitável. Cerveira aprovou, esta semana, por unanimidade um Convénio de Entendimento e o objectivo é consolidar a actual cooperação transfronteiriça e gestão partilhada de equipamentos e serviços. Esta ligação já vem desde 2014 quando ambos os municípios assinaram a Carta de Amizade fazendo com que a partir dessa altura se realizassem muitas iniciativas conjuntas, no âmbito cultural, desportivo, urbanístico, etc. Até a partilha de uma nova ponte pedonal será realidade dentro de muito pouco tempo.
Este é mais um exemplo da partilha entre duas localidades de países diferentes e com um rio a separá-las mas que se juntam em dezenas de acções, numa eurorregião de sete milhões de habitantes e que muitas vezes é referenciada na União Europeia, com Bruxelas a mostrar os bons exemplos que se praticam nas margens do rio Minho. Por isso, só podem estar de parabéns, tanto Fernando Nogueira como Sandra González, por mais este gesto de união. E claro, os habitantes e todos nós agradecemos...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

12 Dezembro 2018

Reciclar com civismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.