Correio do Minho

Braga,

Casa construída, momento de alegria

Verdade ou consequência

Ideias

2015-04-18 às 06h00

Rita Martins

Uma semana de construção. Conseguimos comprar a casa para alojar uma família e lançamos mãos à obra. Na passada quarta-feira começamos a reconstrução, isto depois de termos negociado a preços mais razoáveis a compra dos materiais, bem como o devido pagamento aos trabalhadores. Naturalmente que, bem ao estilo africano, mesmo depois de termos acordado que a obra ficaria pronta no dia seguinte, apenas estava colocada uma das paredes em aço!
A família viveu momentos intensos, ansiosa pela mudança para a nova casa. Quanto ao Moses foi fazer o curativo e dentro de duas semanas estaria sarado, contudo é uma pena que tenha que curar as feridas causadas pelo ambiente poluído onde mora. A mãe teve que ir lavar roupa para ir ganhar algum dinheiro.
Na quinta-feira a casa ficou construída. A família ficou feliz e nada melhor do que uma Hodi Kibera dance crew com a convidada especial, a nossa Joana, para sentir ainda mais alegria.
Naturalmente que a obra da casa ainda está longe de estar finalizada. Estamos agora, outra vez, em negociações para comprar cimento, areia e pagar aos trabalhadores.
A família continua feliz e o pequeno Moses foi levado pela mãe para fazer o curativo, pois recebeu ajuda da madrinha Ana Margarida, e ontem não teve que batalhar pelos dois euros diários. A solução foi encontrada para quando a mãe for trabalhar: é a prima que agora vai levar o menino ao hospital.
São estas pequenas (grandes) coisas que nos fazem sorrir. São estes pequenos (grandes) gestos que os fazem viver. Sobreviver e sorrir. É assim Kibera.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.