Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Camões, a Interculturalidade e a Inclusão

Maravilhas Humanas

Camões, a Interculturalidade e a Inclusão

Voz às Escolas

2025-03-13 às 06h00

Luisa Rodrigues Luisa Rodrigues

O Plano Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio 2023/2024 teve como principal intencionalidade sublimar os valores conquistados após a revolução de abril, com iniciativas que conduzissem à compreensão do seu impacto, a nível local e nacional, convocando a comunidade escolar e educativa para o exercício de uma cidadania democrática e reflexiva, valorizando e estimulando o desenvolvimento da criação estética e cultural.
Defendemos que os valores que sustentam a democracia não devem ser difundidos e exaltados apenas em “épocas festivas”, pelo que entendemos dar continuidade ao trabalho de consciencialização para a cada vez mais premente necessidade de promovermos ações que potenciem o exercício de uma cidadania ativa e consciente das novas gerações, sem as quais o risco de abril se esgotar em “prosas de circunstância” será, a curto prazo, uma triste realidade.
Acreditando no papel fundamental das artes como motor de desenvolvimento dos princípios orientadores da nossa missão, o Plano Cultural de Escola para o ano letivo 2024/2025 compreende um conjunto de ações que se constituem como elementos facilitadores da inclusão e da integração de todos os alunos, sob o mote “O Papel das Artes na promoção da Interculturalidade e da Inclusão”.
“O plano reveste-se de um significado ímpar, ao alinhar-se com a celebração do 500.º aniversário do nascimento de Luís de Camões, um dos ícones da literatura portuguesa, cuja obra é testemunho da nossa diversidade cultural, constituindo-se numa oportunidade de refletir sobre as influências interculturais na construção da identidade nacional, e de integrar as artes e a literatura na promoção de valores como a inclusão e o respeito pela diversidade”.
Refira-se que frequentam o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio alunos de 17 nacionalidades diferentes, pelo que a presença da diversidade de culturas se assume como motor para o desenvolvimento de atividades artísticas que, simultaneamente, celebrem as diferenças e fortaleçam os laços de compreensão e de respeito mútuos.
E se Luís de Camões, através da sua obra, transpôs fronteiras e deu voz a outras culturas, utilizá-lo-emos como inspiração, desafiando os alunos a explorarem a riqueza da sua identidade cultural, o que contribuirá para o desenvolvimento de uma educação que respeita e valoriza as diferenças culturais, sociais e individuais, para o que recorreremos às artes, nas suas múltiplas expressões, para alcançarmos a transformação social que todos perseguimos.
O Plano Cultural de Escola 2024/2025 pretende, assim, aliar a dimensão cultural e artística à promoção da educação inclusiva, através da criação de espaços em que todos os alunos, independentemente das suas diferenças, possam expressar-se e desenvolver-se de forma plena e harmoniosa, transformando a escola num espaço aberto, para o que convocará a comunidade escolar e educativa, desafiando-as a assumirem-se como agentes de transformação.
Promover a inclusão e a valorização da diversidade cultural, em ambiente escolar, através de ações que valorizam a diversidade, estimulam a criatividade e promovem a troca de experiências inter- culturais é a aposta do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, reforçando o trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para enfrentarem os desafios da sociedade em que vivemos.
A celebração de Camões e da sua obra permitirá fortificar a ideia de que a arte, nas suas multíplices expressões, tem a capacidade de derrubar fronteiras e promover a compreensão entre as mais diferentes culturas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho