Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Cafés históricos portugueses: o peso do Minho

Tancos: falta saber quase tudo

Ideias

2017-09-01 às 06h00

Paulo Monteiro

Os Correios de Portugal lançaram, ontem, uma emissão filatélica com o nome ‘Cafés Históricos’. Trata-se de uma emissão composta por cinco selos e um bloco representativo de seis cafés, onde se encontram três minhotos.
Café A Brasileira, em Braga, a Pastelaria Manuel Natário, em Viana do Castelo, e o Café Milenário, em Guimarães, são os três cafés minhotos que fazem parte desta colecção filatélica e que relembra os cafés portugueses mais emblemáticos do país.

Uma excelente iniciativa dos nossos Correios e que não se esquecem do ‘Tomar um café’ - como os próprios sublinham nesta emissão -, que continua a ser um dos mais distintivos hábitos do carácter português. Apesar da era dourada dos cafés em Portugal ter ficado para trás, num período compreendido entre meados do século XIX e o final da primeira metade do século XX, o certo é que não são esquecidos e, nas três cidades minhotas, são mesmo ex-libris da região e dos locais mais procurados pelos turistas.

E o tema dos cafés não se esgota aqui. Nunca é tarde recordar que ainda muito recentemente um dos ilustres cronistas do ‘Correio do Minho’, Joaquim da Silva Gomes, editou o livro ‘Cafés emblemáticos de Braga’, um livro que mostra a história dos cafés históricos da cidade e onde fala de A Brasileira. Mas não só... descobriu que o famoso Café Vianna não abriu em 1871, mas sim 13 anos antes, a 2 de Novembro de 1858, depois de descobrir uma referência no jornal ‘O Independente’… um título, na altura, bracarense.
Histórias históricas dos nossos cafés. Selos e livro, duas boas sugestões para oferta!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

23 Outubro 2018

Caminho perigoso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.