Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Cada vez mais estrangeiros escolhem Portugal para viver

As Bibliotecas e as Escolas

Ideias

2018-06-28 às 06h00

Paulo Monteiro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras faz 42 anos e aproveitou ontem para apresentar o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA) de 2017 e com dados muito interessantes. O primeiro que se destaca logo é o facto do número de estrangeiros residentes em Portugal ter aumentado o ano passado 6% em relação a 2016, atingindo um total de mais de 420 mil estrangeiros. O segundo dado é que no ‘top 10’ de estrangeiros a residir entre nós, o Brasil comanda este ‘ranking’ com mais de 85 mil pessoas. Aliás, estes números, ainda de 2017, devem estar já desactualizados uma vez que, por aquilo que se vê em Braga, o número de brasileiros a solicitar atestados de residência tem sido em grande número. Em algumas freguesias até se diz que se este número continuar com este ritmo pode haver mesmo duplicação do número de habitantes.

Pode parecer um exagero mas não foge muito da realidade. Um dos grandes problemas para que Braga não receba mais estrangeiros é o facto de já não existir praticamente habitação para compra ou para arrendar, segundo confidenciaram há poucas semanas alguns dos responsáveis autárquicos. Por último um terceiro ponto importante que é a existência no ‘top 10’, de cidadãos de França e Itália, dois países da União Europeia e que escolhem o nosso país por ser seguro e atractivo em termos fiscais. E mais: 17% dos italianos são naturais do Brasil. Enfim... dados que demonstram mais uma vez que Portugal está na moda, não só pelo turismo mas também para os estrangeiros viverem. E tudo porque somos um país seguro. Que assim seja por muitos e bons anos...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

21 Setembro 2018

Pecado Original

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.