Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Braval abrange 15% das ações nacionais da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

1.758.035 votos de confiança

Banner publicidade
Braval abrange 15% das ações nacionais da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Ideias

2020-11-25 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

ABraval é, pelo sexto ano consecutivo, coordenadora, na nossa área de abrangência, da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 21 a 29 de novembro.
Neste ano tão atípico, em que as ações presenciais estão limitadas, congratulo-me pela adesão de 13 entidades, em 3 municípios, que vão realizar 54 ações, durante esta semana, na área da Braval, 15% do total, a nível nacional!
A Braval tem como papel apoiar e incentivar a participação das mais variadas instituições, por isso, este número é bastante lisonjeador, dada a nossa tão reduzida dimensão (Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde), ter conseguido mobilizar tantas pessoas para a problemática da prevenção de resíduos, através da redução, reutilização e reciclagem, é, para nós, motivo de regozijo.
Entre as ações realizam-se workshops de reutilização de resíduos, webinars sobre várias temáticas, promoção da compostagem doméstica, sensibilização para o malefício de utilização de aerossóis, oferta de sacos-ecoponto, sessões de leitura de obras sobre resíduos, ações de limpeza, envio de cartas pelas crianças às empresas a apelar apara a diminuição de embalagens nos seus produtos, sensibilização nas redes socais, entre muitas outras.
Para além da Braval, estão a desenvolver ações o Município de Braga, Quinta Pedagógica de Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Casa do Conhecimento de Vila Verde, como entidades públicas. Estão também 3 empresas a participar, a DST, Grupo JPM – Balanças Marques e XZ Consultores. A semana está também a ser assinalada nas escolas: EB23 de Tadim, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e EB23 Mosteiro e Cávado, em Braga, EB Monsenhor Elísio Araújo, Vila Verde e Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso.
Este ano, o foco temático são os “Resíduos Invisíveis”, com o objetivo de alertar para a quantidade de resíduos resultante da produção de um produto, e que o consumidor nunca chega a ver. A produção de um telemóvel de 200g, por exemplo, origina a produção de 86kg de resíduos.
Mas, o objetivo desta semana temática, como tenho vindo a dizer, é massificar a educação/sensibilização para a questão dos resíduos que produzimos, não só para a prevenção e reutilização, mas também e talvez mais importante, para a reutilização e reciclagem. No fundo, a ideia é que, mais do que reduzir, deve-se prevenir deitar fora alguma coisa, reduzir a quantidade de resíduos que são submetidos a recolha e transporte e reduzir o impacto dos resíduos gerados.
A Braval, como coordenadora desta iniciativa, pretende continuar a divulgar este evento, levando à participação de mais instituições com mais ações. Contamos consigo para a próxima edição, de 20 a 28 de novembro de 2021!
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho