Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Braga, mais uma vez no topo...

“Portanto, saibamos caminhar e …caminhemos!”

Braga, mais uma vez no topo...

Ideias Políticas

2023-03-07 às 06h00

Ana Macieira Ana Macieira

O Financial Times destacou no passado dia 16 de fevereiro, Braga como melhor cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com menos de 200 mil habitantes.
Esta é a terceira vez que Braga surge no ranking da revista FDI, “European Cities and Regions of the Future – the Best and the brightest among Europe investments destination”. Depois do quinto lugar alcançado neste mesmo ranking, em 2022, Braga consegue, para 2023, subir cinco posições e chegar ao pódio, em igualdade com Wolverhampton.
Porém, o que é uma cidade de futuro?
Cada vez há mais gente a viver em cidades, o homem tornou-se citadino. Longe vão os tempos do campo e da agricultura. Quando uma família se muda para uma cidade, isso acontece por várias razões: compra de casa, novo emprego, maior proximidade aos centros de decisão, entre outros.

O importante é ter-se qualidade de vida, pois há a ideia de que no campo é que se tem ar puro, sem filas de trânsito e o ritmo de vida é mais calmo. É importante numa cidade ter harmonia e com menores custos: valor do IMI, preço da água e menores taxas municipais. O urbanismo, a reabilitação urbana e a construção sustentável são questões que exigem reflexão e uma política que se coadune com essa cidade, não esquecendo a sua história e o seu património do passado.
Outro aspeto importante no planeamento de uma cidade é o trânsito. O trânsito caótico e as longas filam que as cidades enfrentam. A mobilidade dentro de uma cidade é dos maiores bens dos seus habitantes. Uma cidade dotada de inúmeros serviços — escolas, hospitais, etc. — não pode estar prisioneira do trânsito e é importante o livre fluxo.

É preciso uma boa oferta de transportes públicos e zonas de estacionamento de acesso a esses transportes. Temos de nos libertar da dependência do automóvel. O bloqueio do trânsito é o maior desafio de uma cidade de futuro e importa minimizar o impacto que tem nos seus habitantes no dia-a-dia. Uma forma de qualidade de vida é a capacidade de mobilidade numa cidade.
A questão da segurança é primordial e é o expoente para atrair famílias e o fomento de uma cidade mais limpa e agradável. Com amplas zonas verdes para desportos, com crianças a brincar e a serem frequentadas por idosos. Uma cidade deve ser delineada tendo por base as pessoas e a sua inclusão.

Por fim, deve-se olhar para uma cidade pela sua economia, capacidade de criar emprego, captar talento, atrair negócios e promover oportunidades. Cada cidade é uma cidade com as suas especificidades, com os seus encantos, com a sua personalidade que a tornam única.
O futuro obriga a ter-se imaginação, bom senso e capacidade de gestão. Uma cidade de futuro tem de ter todo o tipo de oferta, desde cultural à educação. E que não seja preciso sair dela para se ser feliz.

E em Braga somos felizes, caminhamos todos os dias em frente na construção de uma cidade cade vez melhor, para que os seus habitantes vivam com qualidade. Se houver alguma duvida disso, recordemos os últimos censos, onde Braga cresceu, contrariando a tendência nacional.
É bom viver em Braga, porém a construção de uma cidade de futuro é um processo constante e sem fim no horizonte, devido à sua necessidade de modernização constante.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho