Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Braga é Natal!

A Biblioteca Escolar – Um contributo fundamental para ler o mundo

Escreve quem sabe

2016-12-13 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Quem passa por Braga durante o mês de Dezembro, seguramente encontra a nossa tão típica cidade com um brilho especial, um brilho próprio da época que estamos a viver. Em Dezembro Braga é Natal!
Desde o dia dez de dezembro até ao final do ano, Braga enche-se de atividades tipicamente natalícias, que convidam todos a viver o espírito de Natal de um modo único. Com a cidade coberta de luzes, ao som de músicas natalícias os bracarenses são convidados a viver o Natal na Rua. Quem andar pelo centro da cidade, certamente se irá cruzar com criaturas mágicas que o irão transportar para um universo paralelo onde duendes são ajudantes do Pai Natal, onde tudo é mágico. Como é habitual, noutras ocasiões, também a programação de Natal deverá agradar a todos.

Dos mais pequenos aos mais crescidos, nestes vinte dias, abundam atividades para todos os gostos e interesses. Desde teatros, passando por workshops e exposições, sem nunca esquecer os concertos de natal.
Contudo, apesar de ser de louvar um excelente programa natalício, que irá certamente atrair turistas para a nossa cidade, na nossa opinião, o verdadeiro Natal em Braga são as missões de solidariedade que surgem durante este mês.
É verdade que devemos ajudar durante todo o ano, pois não é apenas no Natal que existem famílias carenciadas, mas nesta quadra especialmente familiar é preciso ajudar.

Não faltam iniciativas para quem quer e pode ajudar. As recolhas de alimentos que decorrem sempre nas grandes superfícies e em que cada um pode contribuir com o que quiser, são sempre essenciais e muitas vezes enchem as despensas de famílias carenciadas não só durante o natal, mas também ao longo do ano. Existem também recolhas de roupas, pois estamos numa época fria, e todos temos por casa roupas que não utilizamos e que podem aquecer quem mais precisa e que infelizmente não poderá comprar.

As missões para angariar brinquedos fazem também parte desta época, assim como muitas outras que ajudam muitas pessoas a viver o natal de um modo mais quente e harmonioso. Todas essas angariações são importantes, mas para nós, JovemCoop, existe uma missão muito es-pecial a que nos associamos todos os natais.

A missão “Põe Azeite” é realizada pelo Grupo Coral de Guadalupe. Desafiado pela Comissão Social de S. Victor, e pela Junta de Freguesia, o Grupo Coral de Guadalupe leva a cabo a missão cujo o objetivo é angariar as garrafas de azeite que irão temperar os mais de duzentos cabazes solidários que são distribuídos pelas famílias carenciadas da freguesia. Pelo oitavo ano consecutivo o Grupo pede a todos os seus amigos que deixem uma garrafa de azeite na Capela de Guadalupe, que está aberta para eucaristia, todos os domingos a partir das 11 horas.

A JovemCoop, juntamente com a BragaMais, coopera com esta causa. No próximo sábado, dia 17, decorre o percurso “Natividade”, que irá mostrar alguns dos presépios que enchem a nossa cidade. O percurso tem início às 15 horas, no Largo da Senhora a Branca. A inscrição para o mesmo é uma garrafa de azeite, entregue no próprio dia, que depois será entregue ao Grupo Coral, de modo a ajudar na recolha realizada pelo Grupo.

Deste modo, convidamo-lo, a si, caro leitor, a participar no percurso pela natividade, deixando-se envolver pelo espírito característico desta quadra e colaborar nesta missão.
Mais do que uma quadra festiva, o natal é uma quadra solidária, a que todos nos devemos associar.
Um Santo e Feliz Natal, são os votos da JovemCoop a todos os leitores do Correio do Minho.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

28 Novembro 2020

Ilusão verde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho