“Intolerância”
Escreve quem sabe
2018-05-01 às 06h00
Cada vez mais, Braga tem sido uma cidade culturalmente ativa e diversa. Prova disso, foram os dias vividos neste último mês, mas também o mês que hoje se inicia dá bons indicadores disso. De ano para ano é inegável, não só o aumento da programação cultural, mas também a adesão dos bracarenses a esses programas.
Abril terminou em grande com a abertura do Forum Braga, com dois dias de Open Days onde os bracarenses foram convidados a conhecer o espaço com visitas guiadas gratuitas, de forma a serem os primeiros a conhecer o local que deverá projectar Braga na cultura nacional. Esta parece-nos uma ideia exemplar, pois se o Forum é de Braga não deverá estar apenas reservado aos eventos nacionais, sendo fundamental que sirva para colmatar as necessidades da cidade. Agora temos uma casaé a expressão que fica no ouvido de quem vê o vídeo promocional deste espaço e mais do que uma expressão esta deve ser a filosofia dos responsáveis que irão gerir o espaço. Dessa forma, saberemos que o Forum Braga será um espaço comum na vida dos bracarenses e será, realmente, uma mais valia para toda a cidade, não pensando apenas no factor turístico, que obviamente irá crescer.
Também o edifício GNRation celebrou o seu quinto aniversário, como já vem sendo habitual, abrindo as suas portas a toda a cidade. Louvamos a iniciativa GNRation Open Day e replica-la é, sem dúvida, algo em que se deve apostar, talvez até mais vezes por ano. No entanto, sendo este um edifício municipal, acreditamos que o programa deveria ser mais abrangente. Reconhecemos que houve um cuidado para que o público infantil pudesse participar, mas a restante programação era centrada num público muito específico. Talvez uma programação mais diversa, seja uma aposta maior e assim possam participar muitas mais centenas de pessoas do que aquelas que já foram nesta última edição, nunca esquecendo a existência de outras faixas etárias.
É impossível falar de uma Braga Cultural e não falar de uma das mais belas salas do país, que recentemente celebrou o seu 103º aniversário. Com uma agenda cada vez mais eclética, é hoje regular o Theatro Circo encher a sua sala de espectáculos. Com eventos da cidade e também a nível nacional, a aposta na diversidade da programação, não só tem levado cada vez mais pessoas ao Theatro Circo, como também acaba por ser uma mais valia para o próprio.
E podemos destacar o B de Dança, como feliz iniciativa que celebra o Dia Mundial da Dança. Ao longo de vários dias, muitas foram as iniciativas e estilos de dança que atraíram muitas pessoas à tenda situada na Av. Central. E no passado dia 28, foi uma alegria ver a flash mob na Av. Central, bem como o espetáculo de dança no auditório Vita.
Estamos no mês de maio e não poderíamos esquecer um dos momentos historicamente mais ricos, que envolve toda a cidade - a Braga Romana. Mais do que um mercado, é uma recriação histórica que dá a conhecer as origens da nossa cidade. As inúmeras edições desta recriação fazem com que esta já tenha melhorado, e que todos os anos se vá desafiando para trazer novidades. Este ano, esperamos que a melhoria se verifique sobretudo ao nível do acolhimento aos visitantes do espaço. Quanto à JovemCoop esperamos pelos bracarenses na Domus Romana, um espaço dedicado à recriação de alguns espaços da casa da época romana.
Até lá, vamos vivendo a cultura bracarense, que felizmente vai enchendo o quotidiano de todos aqueles que realmente vivem a cidade. Deste modo, iremos ver Braga acompanhar cidades como Famalicão, Guimarães e até mesmo o Porto, que são bons exemplos de uma agenda cultural ativa e com grande adesão que acabam por atrair muitos mais visitantes.
05 Fevereiro 2023
04 Fevereiro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário