Correio do Minho

Braga,

Braga Cidade Europeia do Desporto

A vida não é um cliché

Ideias

2017-12-08 às 06h00

Paulo Monteiro

Mais uma vez Braga está nas primeiras páginas dos jornais e por mais um bom motivo: na quarta-feira o presidente da autarquia, Ricardo Rio, recebeu, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, das mãos de Gian Lupattelli a bandeira oficial de Braga Cidade Europeia do Desporto 2018. Durante um ano Braga vai respirar desporto. Será assim? Certamente que não. É que Braga já respirava desporto e vai continuar a respirar desporto tantos foram - e são - os feitos alcançados pelos atletas bracarenses.

Mas em 2018 serão muitos os acontecimentos desportivos que se realizarão nesta cidade. E, recorde-se, o ano começa logo com a final da Taça da Liga marcada para o Estádio Municipal e onde o Sporting de Braga ainda (e bem) se encontra em prova. Pode ser que o ano comece com mais uma grande festa...

Voltemos ao Parlamento Europeu. Não há dúvida nenhuma, que o trabalho efectuado pela vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, tem de ser elogiado. Já a conhecia como a treinadora de fazer campeões (tem um curriculum invejável e incomparável). O êxito está-lhe no sangue e transmite isso mesmo agora no pelouro que coordena. E a sua preocupação com todos, sem excepção, pode ser reflectida numa simples frase que proferiu em Bruxelas: “o clube de ginástica em Braga tem alunos em lista de espera e eu não quero isso para a minha cidade”.

Está tudo dito. Queremos mais campeões e mais bracarenses a praticar desporto. Por tudo isto parabéns Braga.
Só é pena que as iniciativas promovidas pela União Europeia passem, muitas vezes, ao lado. A comunicação devia ser diferente. Há tantos feitos e tanto trabalho feito pela Europa e pelos portugueses na Europa que quase não é falado... Temos que valorizar aquilo que é nosso!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.