Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Bracara Augusta

Dois anos de Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico

Ideias Políticas

2017-05-23 às 06h00

Francisco Mota

A origem do nosso território antecede à nossa própria nacionalidade, pois aqui Nasceu Portugal!
Bracara Augusta distingue-se como capital política e intelectual do reino dos suevos. Desde cedo passou a afirmar-se como centro importante da Igreja. Exemplo disso é a realização do concílio de Braga, tendo sido presidido por São Martinho de Dume, bispo titular de Bracara. Deste concílio resultaram grandes reformas, principalmente no mundo eclesiástico e linguístico, destacando-se a criação do ritual bracarense e a abolição de elementos linguísticos pagãos. Envolvida no centro nevrálgico das decisões geo políticicas Bracara Augusta assume uma importância estratégica na implantação do império romano pela península.

Com mais de dois mil anos desde a sua fundação, ainda hoje, detonamos as influências e morfologias impostas à nossa cidade desde esse período. Está no traçado arquitetónico dos edifícios, na cultura e no fomento social da polis.
Ao longo de décadas assistimos as importantes investigações que têm permitido expor as marcas do passado às gerações futuras. Infelizmente nem sempre, exploramos e tratamos da melhor forma o nosso património e a nossa identidade, perdendo dessa forma sucessivas oportunidades de conservação e valorização dos vestígios dos nossos antepassados.

Bracara Augusta assumiu-se como a mais relevante urbe romana do território português, a imagem do povo bracarense está inevitavelmente associada a este legado, enquanto Roma Portuguesa.
Qualquer civilização se diz como tal, quando mantém em memória a sua origem e recria no imaginário dos mais novos a capacidade de os levar na máquina do tempo como se vivessem esse tempo como sendo seu.
A Braga Romana tem esse objectivo, não só de valorização dos vestígios da civilização romana, mas sobretudo permitir que escolas, famílias e associações se envolvam na recriação e vivência daquilo que foram os costumes e tradições fundacionais do território Bracarense.
Este será certamente mais um ano marcante, vivam e visitem a Bracara Augusta!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

20 Fevereiro 2018

Portugal Menos, Portugal Mais

20 Fevereiro 2018

Obrigado, Pedro Passos Coelho

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.