Ensinar e Aprender História com Alma
Escreve quem sabe
2021-11-27 às 06h00
Black Friday é hoje em dia uma designação que se tornou popular e que se dirige aos consumidores, anunciando um dia que inicia a época das compras de Natal com grandes descontos (esta tradição teve origem nos Estados Unidos, tendo lugar no dia seguinte ao dia de Ação de Graças). Com a globalização, a Black Friday estendeu-se a todo o Mundo e em vez de se restringir a um dia, ultimamente são anunciadas Black Fridays durante todo o mês de novembro.
Já a Cyber Monday, surgiu como uma extensão da Black Friday e celebra um dia dedicado às compras através da Internet e é celebrado na segunda-feira seguinte à Black Friday.
É assim normal que os consumidores aguardem por estes dias para fazer compras nas lojas físicas e na Internet, esperando efetuar as mesmas com grande benefício em termos de promoçãos. Contudo, há que agir com algumas cautelas:
Assim recomendamos que antes de efetuar uma compra, os consumidores verifiquem antecipadamente os preços na loja e na internet, para poderem avaliar a relação entre o preço anunciado e o efetivo desconto praticado relativamente ao preço do produto noutra altura. Para o efeito os consumidores podem utilizar comparadores de preços dos produtos (alguns dos mais conhecidos são o KuantoKutsa, o Comparador da DECO, o Komparaki ou a Shopmania).
Outro cuidado a ter é relativamente à política de trocas e devoluções de produtos daquele comerciante. Muitas cadeias de lojas têm políticas para as trocas e devoluções dos produtos, em especial nesta época, em que os consumidores estão mais estimulados para fazer compras e depois podem arrepender-se.
Convém que não se esqueçam que por vezes são feitas falsas promoções. De facto, não seria a primeira vez que um consumidor adquiria um produto numa Black Friday ou na Cyber Monday, supostamente com promoção, mas mais caro do que noutros períodos do ano.
Devem ainda evitar filas ajuntamentos. Por um lado, temos a pandemia. Há que continuar a evitar correr riscos. Por outro lado, a existência de filas e ajuntamentos leva as pessoas a consumir mais (efeito de rebanho).
Se for o caso, boas compras.
Caso pretenda saber mais sobre este assunto, contacte o CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253 617 604 * fax: 253 617 605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt ou em Viana do Castelo: Av. Rocha Páris, n.º 103 (Ed. Villa Rosa) 4900-394 VIANA DO CASTELO * telefone 258 809 335 * fax 258 809 389 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt, ou ainda diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência ou em www.ciab.pt
20 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário