Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Black Friday e Cyber Monday – os nossos conselhos

Os amigos de Mariana (2ª parte)

Banner publicidade
Black Friday e Cyber Monday – os nossos conselhos

Escreve quem sabe

2021-11-27 às 06h00

Fernando Viana Fernando Viana

Black Friday é hoje em dia uma designação que se tornou popular e que se dirige aos consumidores, anunciando um dia que inicia a época das compras de Natal com grandes descontos (esta tradição teve origem nos Estados Unidos, tendo lugar no dia seguinte ao dia de Ação de Graças). Com a globalização, a Black Friday estendeu-se a todo o Mundo e em vez de se restringir a um dia, ultimamente são anunciadas Black Fridays durante todo o mês de novembro.
Já a Cyber Monday, surgiu como uma extensão da Black Friday e celebra um dia dedicado às compras através da Internet e é celebrado na segunda-feira seguinte à Black Friday.

É assim normal que os consumidores aguardem por estes dias para fazer compras nas lojas físicas e na Internet, esperando efetuar as mesmas com grande benefício em termos de promoçãos. Contudo, há que agir com algumas cautelas:
Assim recomendamos que antes de efetuar uma compra, os consumidores verifiquem antecipadamente os preços na loja e na internet, para poderem avaliar a relação entre o preço anunciado e o efetivo desconto praticado relativamente ao preço do produto noutra altura. Para o efeito os consumidores podem utilizar comparadores de preços dos produtos (alguns dos mais conhecidos são o KuantoKutsa, o Comparador da DECO, o Komparaki ou a Shopmania).

Outro cuidado a ter é relativamente à política de trocas e devoluções de produtos daquele comerciante. Muitas cadeias de lojas têm políticas para as trocas e devoluções dos produtos, em especial nesta época, em que os consumidores estão mais estimulados para fazer compras e depois podem arrepender-se.
Convém que não se esqueçam que por vezes são feitas falsas promoções. De facto, não seria a primeira vez que um consumidor adquiria um produto numa Black Friday ou na Cyber Monday, supostamente com promoção, mas mais caro do que noutros períodos do ano.
Devem ainda evitar filas ajuntamentos. Por um lado, temos a pandemia. Há que continuar a evitar correr riscos. Por outro lado, a existência de filas e ajuntamentos leva as pessoas a consumir mais (efeito de rebanho).
Se for o caso, boas compras.

Caso pretenda saber mais sobre este assunto, contacte o CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253 617 604 * fax: 253 617 605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt ou em Viana do Castelo: Av. Rocha Páris, n.º 103 (Ed. Villa Rosa) 4900-394 VIANA DO CASTELO * telefone 258 809 335 * fax 258 809 389 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt, ou ainda diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência ou em www.ciab.pt

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

26 Junho 2022

A placa

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho