Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Big Data: cuidados a ter

Macron - Micron

Ideias

2018-04-14 às 06h00

Fernando Viana

Big Data consiste na recolha de grandes volumes de dados que são processados com recurso a ferramentas informáticas e métodos analíticos avançados e cuja utilização permite prever comportamentos e padrões de consumo.
Por exemplo, com base em informação recolhida através de páginas de internet, das redes sociais, de sinais dos smartphones ou da utilização de cartões de pagamento, as instituições financeiras podem criar perfis de consumidores e padrões de consumo.
A utilização de Big data comporta alguns benefícios para os consumidores, como sejam:
• Permitir às instituições financeiras comercializarem produtos e serviços mais adequados às necessidades dos consumidores;
• Auxiliar as instituições financeiras na prevenção da fraude. Por exemplo, permitindo a deteção atempada de tentativas de movimentos na conta à ordem não autorizados pelo consumidor;
• Facilitar o acesso dos consumidores a produtos e serviços financeiros. Por exemplo, permitindo a recolha de informação por vias não tradicionais sobre a capacidade do consumidor para pagar um crédito e, dessa forma, facilitando-lhe o acesso a esse crédito.
Contudo, os riscos para os consumidores também não são pequenos:
• Os consumidores podem ser avaliados incorretamente pelas instituições financeiras por as ferramentas de análise que utilizam Big Data serem suscetíveis de conter erros;
• Os consumidores podem enfrentar dificuldades no acesso a determinados produtos financeiros, porque as instituições podem dispor de informação sobre os consumidores que pode alterar a avaliação do respetivo risco de solvabilidade;
• Os consumidores podem receber propostas de produtos ou serviços específicas e personalizadas das instituições financeiras, o que pode dificultar a comparação de produtos ou serviços e de preços.
É assim recomendável que os consumidores tenham algumas precauções, de que salientamos:
• Controlar a informação pessoal que partilham na internet, incluindo nas redes sociais, e com a sua instituição financeira;
• Verificar as suas configurações de privacidade e de proteção de dados e assegurar que estas configurações garantem um nível de segurança adequado às suas necessidades;
• Autorizar apenas o processamento dos seus dados se confiar na instituição financeira e na forma como esta utilizará a informação.
• Pedir esclarecimentos à instituição financeira, em caso de dúvida.
Tendo em conta os desenvolvimentos das tecnologias que permitem cada vez mais esta recolha de grandes quantidades de informação, a A Autoridade Bancária Europeia (EBA), a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) e a Autoridade Europeia dos Seguros e das Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) transmitem um alerta aos consumidores sobre Big Data (grandes volumes de dados que são processados com recurso a ferramentas tecnológicas e métodos analíticos avançados e cuja utilização permite prever comportamentos e padrões de consumo).
As autoridades de supervisão europeias reconhecem que a utilização de Big Data pelas instituições financeiras pode trazer benefícios aos consumidores. No entanto, também identificam um conjunto de riscos e aconselham os consumidores a adotar algumas precauções na gestão dos seus dados pessoais.
As autoridades de supervisão europeias publicaram também um relatório em que recomendam às instituições financeiras prudência na recolha, no processamento e na utilização de Big Data.
Caso pretenda saber mais sobre este assunto, contacte o CIAB-Tribunal Arbitral de Consumo: em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253617604 * fax: 253617605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt ou em Viana do Castelo: Av. Rocha Páris, n.º 103 (Villa Rosa) 4900-394 VIANA DO CASTELO * telefone 258 809 335 * fax 258 809 389 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt , ou ainda diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência ou em www.ciab.pt.

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