Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Bibliotecas digitais: contributo para a memória local

Dois anos de Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico

Voz às Bibliotecas

2017-11-09 às 06h00

Carla Araújo

Conscientes de que o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas lhes impõe a missão de “porta local de acesso à informação e ao conhecimento”; de “promover o conhecimento sobre a herança cultural”; de “apoiar a tradição oral”; de “assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local” e de “proporcionar serviços de informação adequados às comunidades locais”, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, corresponsabiliza-se com esses compromissos, também, numa lógica virtual, disponibilizando o acesso digital a dois importantes acervos do seu Fundo Local: “A Oposição Democrática em Vila Nova de Famalicão” e a “Biblioteca Vasco de Carvalho”. Com base nesta premissa a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco disponibiliza, já desde 2015, a Biblioteca Digital da Oposição Democrática de Vila Nova de Famalicão e, a partir de agora, a mais recente biblioteca digital designada Biblioteca Digital Vasco de Carvalho.

No dia 08 de novembro de 1961 desaparecia, da ilustre sociedade famalicense, a incontornável figura de Vasco César de Carvalho e a imprensa escrita da época noticiava “Faleceu o escritor Vasco de Carvalho. Na quarta-feira de manhã a notícia correu célere e provocou em todos uma expressão de espanto e ao mesmo tempo de amargura: morreu o Vasco de Carvalho!“

No dia em que se cumpre a passagem do 56.º aniversário sobre a morte de Vasco de Carvalho, o Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, leva a efeito uma simbólica homenagem a este ilustre historiador autodidata famalicense, através da disponibilização pública online da Biblioteca Digital Vasco de Carvalho. Como em tempos se inscreveu no catálogo da exposição Vasco de Carvalho: Aspetos de Vila Nova, que lhe foi dedicada em 2005, no âmbito das comemorações do Foral de D. Sancho I e por ocasião do aniversário dos 170 anos da fundação do concelho, foi grande o mérito deste homem, que dedica uma vida ao amor por uma terra, que acredita só ser possível estudá-la, esmiuçando o passado, refletindo o presente e garantindo o futuro.

Prova disso foi a doação, de toda a sua biblioteca, à Câmara Municipal, para integrar o fundo documental da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, no ano de 1961, pouco antes de falecer. Desta forma, Vasco de Carvalho pôs à disposição de toda a comunidade, dos investigadores e curiosos, os seus conhecimentos, desde as origens desta terra até à época contemporânea, através de milhares de documentos com informações sobre monumentos, festas, figuras populares, feiras, personalidades locais, homenagens, vida política, comércio, etc. Por todos estes motivos, à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, guardiã de todo o espólio de Vasco de Carvalho, cumpre facilitar-lhe o acesso público online, através da Biblioteca Digital Vasco de Carvalho, disponível agora a partir do seu sítio web em www.bibliotecacamilocastelobranco.org.

A Biblioteca Digital Vasco de Carvalho, que se junta agora à já disponível Biblioteca Digital da Oposição Democrática de Vila Nova de Famalicão, representa mais um marco importante da história mais recente da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pois revela o resultado de um trabalho persistente na promoção e divulgação da sua Sala de Fundo Local, entendida como um dos garantes da preservação da memória cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

15 Fevereiro 2018

Meninos dormindo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.