Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Biblioteca de Famalicão vence prémio nacional de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais

Maio, mestre da inquietação!

Biblioteca de Famalicão vence prémio nacional de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais

Voz às Bibliotecas

2022-01-27 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

bliotecas Públicas Municipais", instituído pela Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2014, visa premiar anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas.
Na 7.ª edição do prémio, para o ano 2020, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas decidiu, num gesto de homenagem e reconhecimento a uma das figuras mais emblemáticas que esteve na base da criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, associar o nome Maria José Moura a este importante galardão.

Com este prémio a Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas visa distinguir anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas. Ora, foi precisamente na edição em que o prémio recebe o nome de Maria José Moura como patrono que a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, é anunciada como vencedora, com a submissão do projeto “ODS: Juntos mudamos o mundo”. Esta coincidência é ainda mais relevante para Vila Nova de Famalicão, e para a sua Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pelo facto de Maria José Moura ser por muitos considerada a “mãe” da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Portugal e a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco ter sido uma das bibliotecas que fez parte do primeiro e restrito grupo que integrou essa rede.
Temos a certeza que a “nossa” Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco ocuparia, por estas razões, um lugar especial no enorme e gentil coração de Maria José Moura. Na apreciação do projeto, o júri do prémio destacou a relevância do tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 associado às ações promovidas pelas bibliotecas públicas municipais, e a forma articulada como permite promover a coleção da biblioteca municipal e de outras fontes de informação e a sua relação com diferentes estratégias para os diversos segmentos de público.

Refira-se que o projeto O”DS: Juntos Mudamos o Mundo” é dinamizado pelo conjunto das bibliotecas que compõem a Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão e visa dar a conhecer e sensibilizar a comunidade para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Na sequência do Concurso de Escrita Criativa “Todos por um mundo melhor”, iniciativa deste projeto, está a ser criada uma coleção de livros interativos, a "Estante Virtual" que será constituída pelos 17 contos interativos representativos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Até à data, já se encontram disponíveis quatro contos na "Estante Virtual", alojada no site da biblioteca: "As preocupações de Mariana", relativo ao ODS 1 (Erradicar a pobreza); "A fada de bom coração" referente ao ODS 2 (Erradicar a Fome); "A ilha dos doces", dedicado ao ODS 3 (Saúde de Qualidade); "O exemplo de Alice" respeitante ao ODS 4 (Educação de Qualidade).
A atribuição deste prémio a Vila Nova de Famalicão e à sua Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco revela o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e estimula a continuar no bom caminho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho