Maio, mestre da inquietação!
Voz às Bibliotecas
2022-01-27 às 06h00
bliotecas Públicas Municipais", instituído pela Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2014, visa premiar anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas.
Na 7.ª edição do prémio, para o ano 2020, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas decidiu, num gesto de homenagem e reconhecimento a uma das figuras mais emblemáticas que esteve na base da criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, associar o nome Maria José Moura a este importante galardão.
Com este prémio a Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas visa distinguir anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas. Ora, foi precisamente na edição em que o prémio recebe o nome de Maria José Moura como patrono que a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, é anunciada como vencedora, com a submissão do projeto “ODS: Juntos mudamos o mundo”. Esta coincidência é ainda mais relevante para Vila Nova de Famalicão, e para a sua Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pelo facto de Maria José Moura ser por muitos considerada a “mãe” da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Portugal e a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco ter sido uma das bibliotecas que fez parte do primeiro e restrito grupo que integrou essa rede.
Temos a certeza que a “nossa” Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco ocuparia, por estas razões, um lugar especial no enorme e gentil coração de Maria José Moura. Na apreciação do projeto, o júri do prémio destacou a relevância do tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 associado às ações promovidas pelas bibliotecas públicas municipais, e a forma articulada como permite promover a coleção da biblioteca municipal e de outras fontes de informação e a sua relação com diferentes estratégias para os diversos segmentos de público.
Refira-se que o projeto O”DS: Juntos Mudamos o Mundo” é dinamizado pelo conjunto das bibliotecas que compõem a Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão e visa dar a conhecer e sensibilizar a comunidade para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Na sequência do Concurso de Escrita Criativa “Todos por um mundo melhor”, iniciativa deste projeto, está a ser criada uma coleção de livros interativos, a "Estante Virtual" que será constituída pelos 17 contos interativos representativos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Até à data, já se encontram disponíveis quatro contos na "Estante Virtual", alojada no site da biblioteca: "As preocupações de Mariana", relativo ao ODS 1 (Erradicar a pobreza); "A fada de bom coração" referente ao ODS 2 (Erradicar a Fome); "A ilha dos doces", dedicado ao ODS 3 (Saúde de Qualidade); "O exemplo de Alice" respeitante ao ODS 4 (Educação de Qualidade).
A atribuição deste prémio a Vila Nova de Famalicão e à sua Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco revela o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e estimula a continuar no bom caminho.
12 Maio 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário