Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Benchmarking & Marketing Educacional na Escola Pública

Porque os livros importam...

Benchmarking & Marketing Educacional na Escola Pública

Voz às Escolas

2021-10-20 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

Nota Prévia: neste artigo, considero, em termos gerais, que o marketing deve ser entendido como "atividade humana voltada para a satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca" e o benchmarking como “uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu”.


Atese que desenvolvo na Universidade de Vigo, no âmbito do doutoramento em equidade e inovação na educação, conduziu-me à leitura/reflexão sobre a pertinência do marketing educacional nos tempos atuais.
O documento de referência “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, publicado em 2017, desenha/estabelece a bitola para a organização de todo o sistema educativo e trabalho das escolas. Neste contexto, a necessidade de nossos jovens desenvolverem competências, também conhecidas como “competências-chave”, adquiriu uma importância crescente, no processo de tomada de decisão, na escolha de qual a escola que estes desejam/pretendem frequentar. A organização da escola para desenvolver um processo de ensino e de aprendizagem orientado pelo “perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” e privilegiando as aprendizagens significativas deve ser concomitante com o desenvolvimento de um “marketing” capaz de fornecer ferramentas de opção aos alunos e respetivos Encarregados de Educação.
O Projeto Educativo e outros documentos estruturantes do Agrupamento de Escolas de Maximinos, estão assim em diapasão com o perfil supracitado, indicando como área de progresso o desenvolvimento e implementação de ações de melhoria ajustadas às reais necessidades dos alunos. A urgência de adaptar a educação e a escola às mudanças que ocorrem na sociedade do conhecimento, tecnologia, informação, novas linguagens, comunicação e investigação, levou à incorporação do marketing como ferramenta central da gestão escolar e para isso contribuiu o facto de o marketing se ter tornado uma preocupação educacional nos últimos anos, devido a uma enorme mudança do mundo empresarial e administrativo. Consequentemente, passou a ser considerada uma condição necessária, para que ocorra a modernização da escola, adequando-a aos novos tempos.
Deste modo, o marketing como fator impulsionador em qualquer campo da atividade humana, revelou-se também uma ferramenta primordial para a concretização dos objetivos da nossa organização escolar. Nos dias de hoje, identificar as principais estratégias que se correlacionam com o mix de marketing e sua aplicação em fáceis condições é uma premissa para que atinjamos os nossos objetivos.
Com base na variedade de definições do conceito de marketing e estendendo-o a áreas de atividade, surge o conceito de "marketing sem fins lucrativos" que abrange diferentes campos, designadamente, o marketing social, o marketing verde, o marketing de saúde, o marketing cultural, o marketing desportivo e o marketing educacional.
O marketing educacional aliado ao benchmarking, enquanto ferramentas, auxiliam na gestão estratégica da organização escolar, apresentando-se como mais-valias no desenvolvimento de uma postura mais profissional e eficaz.
O recente evento “Erasmus Days: Celebrar a Europa” que organizámos, em parceria com stakeholders privados educativos da nossa cidade, são o melhor exemplo de como o marketing educacional e benchmarking são uma ferramenta de gestão eficaz para melhorar os índices de competitividade da nossa organização escolar e consequente satisfação da comunidade educativa numa perspetiva social alargada.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

06 Dezembro 2021

Uma marca identitária

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho