Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Bem vindos

#umcafécomdesign

Bem vindos

Voz às Escolas

2020-09-07 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

It's better to try and fail, than to worry and watch life go by. It's better to try, albeit in vain than sitting down, doing nothing until the end. I prefer in the rain to walk, than on cold days at home hiding. I'd rather be happy though crazy than live...
É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver.
Martin Luther King

No início de mais um ano letivo, ocorreu-me deixar aos queridos alunos do nosso Agrupamento, os novos e aqueles que já conhecemos, estas palavras inspiradoras atribuídas a Martin Luther King.
Sejam todos bem vindos, bem assim toda a restante comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante e saibam todos que a direção que encabeço aqui estará, de porta aberta, sempre pronta para, com os meios e recursos ao seu alcance, ajudar a concluir com sucesso mais um ano de trabalho.
Este é, como todos sabemos, particularmente difícil atenta a situação de pandemia que nos assola.
O Agrupamento tomou todas as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde pública, adotou várias medidas organizacionais tendentes a assegurar a proteção, bem estar e saúde de todos.
Aprovados pelo Conselho Pedagógico e pelo Conselho Geral do Agrupamento, os critérios educativos e pedagógicos de distribuição de serviços docente e elaboração de horários para o ano letivo 2020-2021 foram determinados pelos normativos em vigor e, excecionalmente, pelo estado de saúde pública em que nos encontramos, pela estratégia nacional de combate à pandemia COVID 19 e pela Resolução do Conselho de Ministros nº 53-D/2020, de 20 de julho que estabelece um conjunto de medidas excecionais e temporárias que visam garantir a retoma das atividades educativas e formativas, letivas e não letivas, em condições de segurança para toda a comunidade educativa.

Neste enquadramento, a direção organizou o ano escolar de modo a que todos os nossos alunos possam usufruir de mais escola e melhor escola adquirindo conhecimentos e desenvolvendo capacidades que lhes permitam alcançar as competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, sempre com o baluarte do Projeto Educativo (PE) do Agrupamento “ Percursos com Futuro”.
Como se lê na introdução do nosso PE, as unidadades do anterior Agrupamento de Escolas de Gualtar e da Escola Secundária Carlos Amarante incorporam, em conjunto, “culturas escolares inclusivas e práticas de sucesso reconhecidas na comunidade local com as quais se projecta, enquanto agrupamento de referência no panorama educativo nacional, pelo serviço público que presta, pelos resultados escolares alcançados e pelo trabalho colegial que desenvolve”.

Considerando todos os pedidos de matrícula, desde as crianças do pré escolar aos alunos do ensino secundário e recorrente (noturno), constituiram-se 154 turmas para receber mais de 3200 alunos que, estou certa, “tentando” e “falhando” muitas vezes, “caminhando à chuva”, mas nunca “ficando sentados”, não deixarão de ser felizes e ter sucesso no Agrupamento de Escolas Carlos Amarante.
Lamentamos não ter resposta para todos os alunos que nos procuraram, mas as instalações físicas das nossas unidades educativas e as circunstâncias atuais não o permitem.
Boa sorte para todos.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

23 Setembro 2020

“As bolhas” de Cidadania

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho