Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

# BEACTIVE - Portugal em movimento

Viagem a Viena

Escreve quem sabe

2015-09-20 às 06h00

Manuel Barros Manuel Barros

# Beactive é um conceito que se consubstancia no plano “Portugal em Movimento 2015 - 2018”, que foi, recentemente, apresentado no Museu Nacional do Desporto (Edifício Foz), pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, no contexto da lançamento da Semana Europeia do Desporto, que decorreu de 7 a 13 de Setembro, mantendo as atividades e eventos desportivos até ao final do mês, em todo o país.
Esta iniciativa europeia, que se concentra, simbolicamente, ao longo de uma semana, foi anunciada em Lisboa pela comissária, Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e este ano teve, em Portugal, o seu ponto alto no Centro Desportivo Nacional do Jamor.
Vai integrar inúmeras atividades desportivas, extensivas ao universo das modalidades desportivas e do exercício físico, desenvolvidas por um vasto leque de agentes desportivos, sociais e culturais. Uma programação nacional, que na região norte, enquadrou 26 entidades parceiras, na organização de 26 eventos, em 24 modalidades desportivas, que vão envolver milhares de praticantes de todas as idades, numa dinâmica de desporto inclusivo.
Uma iniciativa abrangente, que congregou a participação de 31 países da Europa, centrado no # BEACTIVE - conceito estratégico integrador de divulgação, promoção e comunicação da prática regular de exercício físico. Tendo em vista a sistematização das atividade a realizar, bem como a adequação do respetivos conteúdos aos princípios e objetivos consignados neste conceito.
Visando a harmonização dos pressupostos da “Semana Europeia do Desporto “ com os objetivos estratégicos do PNDT- Programa Nacional de Desporto para Todos, pretende-se promover, simultaneamente, a sua integração no conceito europeu # BEACTIVE. Neste sentido, foi criada pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, a marca “Portugal Em Movimento”, pela atividade física, desporto, saúde e estilos de vida saudáveis.
É, neste enquadramento, que o plano “Portugal em Movimento 2015 - 2018” se vai integrar, materializando várias ações, através duma visão sistémica e transversal ao tecido social e desportivo, dos mais aos menos jovens, dando corpo técnico, enquadramento e integração aos movimentos desportivos espontâneos, numa perspetiva de coesão social e geracional.
Articulando e complementando-se com outros programas nacionais, como o Plano Nacional de Saúde, ou o Programa Nacional do Desporto Escolar é dirigido a federações desportivas, associações promotoras de desporto, clubes e coletividades. Os objetivos gerais do plano, passam por aumentar a cultura desportiva nacional, combater o sedentarismo, permitir a inclusão e a integração de diferentes grupos sociais, e facilitar a acessibilidade à prática desportiva da população.
Dirige-se a vários segmentos populacionais, como sejam as famílias, as pessoas portadoras de deficiência, os cidadãos privados de liberdade, as minorias, os jovens, a população idosa e assenta em três pilares fundamentais: a promoção da saúde, o desenvolvimento desportivo e a educação e formação para e pelo desporto. Tem como propósito responder ao objetivo estratégico de incrementar a prática desportiva, contribuindo para uma população portuguesa mais saudável.
Criando condições organizacionais, materiais, humanas e financeiras que permitam desenvolver os projectos de promoção e dinamização de actividades desportivas, já implementados para os diferentes segmentos estratégicos e grupos etários - crianças e jovens, Adultos seniores e cidadãos portadores de deficiência. Implementando os novos projectos e fortalecer a rede de parcerias locais, através do desenvolvimento de intervenções no âmbito da promoção e dinamização actividades desportivas.
Neste contexto, o desporto tem, indiscutivelmente, um papel decisivo no desenvolvimento pessoal e social, no desenvolvimento de capacidades e de competências de vida e no desenvolvimento ético dos cidadãos. Interagindo, diretamente com o processo de definição, implementação das políticas pública, para além do esforço de interface, do desporto com empreendedores sociais, governos, universidades, empresas e com os modelos de desenvolvimento local.
Mais do que o aperfeiçoamento físico, a melhoria do bem-estar e da saúde e a adopção de estilos de vida saudáveis, o que já não seria pouco, a educação desportiva engloba ainda, a inclusão social e os Direitos Humanos. O Desporto é um meio privilegiado de educação para a cidadania e de transmissão de valores e de atitudes.
Entretanto, são grandes os desafios decorrentes das dificuldades de acesso, oportunidades e fomento desporto e de agilização da inclusão de crianças, jovens, adultos e cidadãos de “idade maior”, nos mais diversificados ambientes de prática desportiva. Um fenómeno que se tem vindo a afirmar, informalmente, e de forma espontânea, a avaliar pela quantidade crescente de pessoas, de todas as idades, que caminham, correm e fazem exercício físico, das formas mais diversas.
Em conclusão, podemos afirmar que a semana europeia do desporto, este ano assumiu um carater simbólico, mas não deixou de ser um excelente mote para uma nova dinâmica social em torno dos objetivos do sistema desportivo. Fomentando, no quadro dos princípios constitucionais, a prática desportiva para todos, em colaboração com as escolas, universidades e, ainda, em conjugação com as associações juvenis e estudantis, as colectividades desportivas e as autarquias locais, por um país mais ativo e, futuramente, mais saudável.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

28 Junho 2020

Verbos traiçoeiros

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho