Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Balanço da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Ideias

2017-11-29 às 06h00

Pedro Machado

Terminou, no passado domingo, a 9ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), na verdade, são 9 dias em que, como tenho vindo a dizer, massifica-se a educação/sensibilização para a questão dos resíduos que produzimos, não só para a prevenção e reutilização, mas também para a reutilização e reciclagem.
Este ano, o evento decorreu sob o tema “Dá-lhe uma nova vida!”, com o foco na reutilização. No total, foram realizadas 13.410 ações, em 32 países, maioritariamente na Europa.
Na nossa área de abrangência, a Braval foi a coordenadora, pelo terceiro ano consecutivo. Aceitamos desde logo o desafio lançado pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente, a entidade coordenadora a nível nacional.

Este ano, tentamos envolver o maior número de instituições, lançando-lhes o desafio de realizarem ações, durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. O desafio foi aceite por 15 instituições, que desenvolveram 39 ações
Mais uma vez, e apesar da nossa reduzida área de abrangência, a Braval foi a 3ª região com mais ações registadas, em Portugal, o que muito nos orgulha.
A Braval realizou, uma vez mais, o seu Dia Aberto, iniciativa que esgotou as vagas disponíveis, com várias famílias que pretendem conhecer o destino dos seus resíduos. A Braval também se associou ao BUM - Braga Urban Market, um mercado mensal de artigos em 2ª mão, que se realiza em Braga, uma vez que se inseria totalmente dentro do tema de 2017 “Dá-lhe uma nova vida!”.

Destacamos também a ação conjunta da Câmara Municipal de Braga e da Associação Comercial de Braga, “Embrulhe, pf!”, através da qual os restaurantes foram desafiados a oferecer as sobras, aos seus clientes, contando com embalagens disponibilizadas pelo município. O município de Braga, através do departamento de Ambiente, realizou outras ações, associando-se ao AKI para a realização de workshops de reutilização de mobílias e construção de uma grinalda de Natal, com material reutilizado.

No concelho de Braga participaram ainda a Quinta Pedagógica de Braga, que realizou vários workshops de reutilização de resíduos, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com uma semana de atividades dedicado aos resíduos. Também a EB23 de Tadim, onde a Braval realizou uma ação de sensibilização, levou a cabo uma campanha de angariação de bens para instituições de solidariedade, dando-lhes “uma nova vida”, tal como o agrupamento de Escolas Sá de Miranda. Na EB23 Mosteiro e Cávado, realizaram-se várias ações de sensibilização para a redução e reutilização de resíduos.

No dia 25 de novembro, a AMO Braga organizou uma ação de limpeza durante uma caminhada pelo monte do Sameiro e Falperra.
No concelho da Póvoa de Lanhoso, decorreram ações propostas pela Santa Casa da Misericórdia, com a elaboração de um panfleto distribuído no Jardim de Infância e a construção de uma maquete com resíduos. Na EBI do Ave foi realizado um workshop sobre compostagem doméstica.

Ainda na EB23 Gonçalo Sampaio, os alunos foram convidados a levar livros usados, recebendo uma senha e, durante a SEPR, puderam trocar a senha por outro livro, promovendo a reutilização.
No concelho de Vila Verde, o Município realizou ações na Loja Social, promovendo a angariação de bens usados e utilização dos contentores para têxteis e um workshop de reciclagem de papel. A EB23 de Ribeira do Neiva promoveu uma semana dedicada à reutilização de resíduos e sensibilização da comunidade escolar, que incluiu uma visita ao Ecoparque Braval.

A Casa do Conhecimento de Vila Verde realizou uma oficina de resíduos eletrónicos, que combina a reutilização de resíduos, a eletrónica e a programação. Ainda no concelho de Amares, a EB23 de Amares promoveu também uma troca de livros usados.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é um projeto de nível europeu cujo principal objetivo é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, ações visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão.

Como refiro várias vezes, a questão da prevenção, ou seja, redução, reutilização e reciclagem dos resíduos (3 R’s) só será atingida, se continuarmos a massificar a educação e sensibilização ambiental.
A Braval, como coordenadora desta iniciativa, pretende continuar a divulgar este evento, levando à participação de mais instituições com mais ações.
Contamos consigo de 17 a 25 de novembro de 2018!
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

14 Dezembro 2018

Amarelos há muitos...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.