Correio do Minho

Braga,

Balanço da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Consumidores mais habilitados a comparar comissões bancárias a partir de 1 de outubro

Ideias

2016-11-30 às 06h00

Pedro Machado

Terminou, no passado domingo, a 8.ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, na verdade foram 9 dias destinados a sensibilizar para a questão dos resíduos que produzimos, não só para a prevenção, mas também para a reutilização e reciclagem.
No total, foram realizadas 12.255 ações, em 32 países, na Europa mas também fora dela.

Em Portugal, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, é a entidade coordenadora a nível nacional. Há dois anos atrás a APA desafiou os Sistemas de Tratamento de Resíduos a coordenar a SEPR na sua área de abrangência. A Braval, como tem um ADN empreendedor, aceitou desde logo o desafio e coordenou a semana, pelo segundo ano consecutivo.

Na nossa área foram propostas 29 ações e a Braval, como agente ativo de sensibilização para a gestão sustentável dos resíduos, também propôs algumas. Foi a 3ª região com mais ações registadas, em Portugal, o que dada a nossa dimensão, é de realçar.
Quero destacar uma das ações, uma parceria com a Associação Comercial de Braga e o Pelouro de Ambiente do Município de Braga, através da qual, foram distribuídos kit’s ecoponto e sacos de tecido reutilizáveis, em estabelecimentos com venda de produtos avulso, a quem se comprometesse a ter uma atitude mais consciente, em termos ambientais.

Esta iniciativa iniciou com a Eco-Tour, uma visita guiada a esses estabelecimentos: Pereira das Violas, Negrita, Be Sweet, A Brasileira, Mercado S. João, Zé das Solas, Provilojas, Nova Agrícola e Hibiscus.
Algumas destas lojas são já centenárias, são locais cheios de história e de estórias, onde os clientes são tratados, muitas vezes, pelo nome. Estabelecimentos que sobreviveram à passagem do tempo, adaptando-se às necessidades atuais dos clientes.
A retrosaria Pereira das Violas, vai já na 3.ª geração a trabalhar na loja e está a um ano de celebrar o centenário.

Na Negrita, o café moído na hora continua a atrair os apreciadores, mas a loja soube acompanhar os tempos e disponibiliza também o seu café em cápsulas.
No Zé das Solas, apesar de não se vender avulso, com a sua atividade permite consertar calçado, amolar facas ou tesouras, prolongando a vida útil destes objetos.
No Mercado de S. João, aberto desde 1894, conhecido pela venda de bacalhau, disponibiliza também inúmeros produtos avulso. No seu panfleto promocional pode ler-se “Não somos contra a evolução dos tempos, somos a favor da qualidade com que se passa o tempo”.

Penso que a sobrevivência destes estabelecimentos se deve precisamente à qualidade que sempre tentaram manter e pela qual continuam a trabalhar e o cliente reconhece esse esforço.
A Eco-Tour, que passou por mais 6 estabelecimentos comerciais, foi uma forma de dar a conhecer as possibilidades de adquirir produtos avulso, sem embalagens ou com um mínimo de embalagem, no âmbito do tema deste ano da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos: ‘Redução dos Resíduos de Embalagens. Use menos Embalagens’.

Quero deixar também uma palavra de apreço ao Continente/Minho Center, ao Pingo Doce do BragaParque, Vila Verde e Vieira do Minho, que aceitaram a proposta da Braval de colocar em exposição dois carrinhos de compras, sensibilizando os clientes para a compra de produtos com menos embalagem.
Estes pequenos gestos levam, a médio/longo prazo, a grandes resultados.

No entanto, gostaria de terminar transmitindo que esta semana temática é muito importante para massificar a sensibilização ambiental, mas não podemos ser fundamentalistas, esperar que todas as pessoas passem a reduzir, reutilizar e reciclar ao máximo. O refugo existe e têm de ser encontradas as melhores soluções para ele que, atualmente, não podem passar pelo depósito em aterro sanitário.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.