Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Balanço da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A Biblioteca Escolar – Um contributo fundamental para ler o mundo

Balanço da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Ideias

2018-11-28 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Terminou, no passado domingo, a 10ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), na verdade, são 9 dias em que, como tenho vindo a dizer, massifica-se a educação/sensibilização ambiental para a questão dos resíduos que produzimos, não só para a prevenção e reutilização, mas também para a reutilização e reciclagem, isto é: a Educação Ambiental no âmbito da recolha seletiva de embalagens.
Este ano, o evento decorreu sob o tema “Resíduos Perigosos: Tempo de Desintoxicar”, com o foco na prevenção e correta gestão dos resíduos perigosos.
A Braval foi a coordenadora, pelo quarto ano consecutivo das ações, na nossa área de abrangência: Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila verde, Amares e Terras de Bouro.
Como coordenadora, a Braval fez um trabalho de incentivo à participação de diversas entidades, lançando o desafio a escolas, câmaras municipais, juntas de freguesia, escuteiros, associações e outras empresas. Tentamos envolver o maior número de instituições, lançando-lhes o desafio de realizarem ações, durante a Semana Europeia da Prevenção de Resí- duos. O desafio foi aceite por 19 instituições, que desenvolveram 66 ações, um recorde na nossa área e uma das áreas com mais ações registadas a nível nacional, apesar da nossa reduzida dimensão.
Para além da Braval, Município de Braga, Agere, Quinta Pedagógica, DST, CASAIS, Biobrássica, SASUM, Quercus, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Município de Amares e vários estabelecimentos escolares, em Braga: E.B. 2,3 de Celeirós, de Palmeira, de Tadim, Mosteiro e Cávado, Real, Colégio João Paulo II e também na Póvoa de Lanhoso: Centro Escolar do Cávado e E.B. 2,3 Gonçalo Sampaio.
A ideia da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é motivar a responsabilização de cada cidadão, é conseguir sensibilizar o maior numero de cidadãos para esta temática, não esperar que outros façam a sensibilização ambiental, mas assumir por si próprios esse papel: na sua escola, na sua empresa, na sua comunidade e até mesmo na sua casa. Qualquer um pode participar, registando ações por mais simples que sejam, todas as ideias contam.
No total, foram realizadas 14.347 ações, em 32 países, maioritariamente na Europa.
A Braval, nesta Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, além da coordenação das actividades e do habitual dia aberto às famílias, proporcionou sessões “Do Lixo se Faz Música”, em todos os seus 6 municípios. Trata-se de um workshop divertido, lúdico, pedagógico e criativo, conduzido pelo Prof. Paulo Coelho de Castro, músico, compositor, que transforma simples objetos que iriam parar ao lixo ou ao ecoponto, em objetos sonoros e instrumentos musicais.
Durante duas horas os participantes são levados a viajar entre histórias e músicas, com imaginação e criatividade, percebendo que, com coisas simples, reutilizando, se podem criar diferentes ambientes sonoros, partilhando e trabalhando em equipa. Foram sem dúvida momentos especais! Este evento foi de tal forma especial que motivou interesse das TV´s e até, que muito nos honrou, a presença da Exa Sra. Secretária de Estado da Cultura numa das 6 sessões.
No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, entre outras ações, a Braval realizou, uma vez mais, o seu Dia Aberto, iniciativa que esgotou novamente as vagas disponíveis, com cerca de 20 famílias que visitaram a Braval e ficaram a conhecer o destino dos seus resíduos. Ao todo foram 48 pessoas. Esta iniciativa continuará a ser repetida, de modo a todos os interessados poderem visitar o Ecoparque Braval.
Como refiro várias vezes, a questão da prevenção, ou seja, redução, reutilização e reciclagem dos resíduos (3 R’s) só será atingida, se continuarmos a massificar a educação e sensibilização ambiental no âmbito da Recolha Seletiva. Esta última semana serviu precisamente este propósito.
A Braval, como coordenadora desta iniciativa, pretende continuar a divulgar este evento, levando à participação de mais instituições com mais ações.
Contamos consigo de 17 a 25 de novembro de 2019!
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

30 Novembro 2020

Um Natal diferente

29 Novembro 2020

O que devemos aos políticos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho