Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Avaliação Externa da Escola Carlos Amarante

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Voz às Escolas

2010-05-24 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Em fase de requalificação das instalações, no meio de muitas obras, a Escola Secundária Carlos Amarante foi objecto de avaliação externa levada a cabo pela Inspecção Geral de Educação (IGE).
O relatório da IGE, que a seguir se sintetiza, deixou-nos satisfeitos e ainda com vontade de ultrapassar, a muito breve trecho, os pontos que carecem de ser melhorados.
Foram analisados os resultados académicos, a prestação do serviço educativo, a organização e gestão escolar, a liderança e a capacidade de auto-regulação e melhoria da Escola. Como é sabido, estes domínios estão sujeitos a uma escala de avaliação com os graus de Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
Passando a concretizar por domínio, quanto aos resultados, a Escola obteve a classificação de Muito Bom no primeiro domínio, pois, segundo a IGE, “o sucesso académico dos alunos emerge como um traço marcante da Escola que importa sublinhar”e “no último triénio, apesar dos valores das taxas de sucesso dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário regular evoluirem de forma irregular, são sempre superiores aos nacionais”.
Relativamente ao segundo domínio, a avaliação da Escola situou-se igualmente no Muito Bom. Destaca a IGE o trabalho de articulação curricular dos grupos de trabalho, a grande capacidade de integração, acompanhamento e orientação dos alunos com necessidades educativas especiais por parte do departamento de Educação Especial e ainda a “importância dada pela Escola aos saberes práticos e experimentais, valorizando-os não só em contexto laboratorial/sala de aula, mas também através do desenvolvimento de iniciativas e projectos de enriquecimento curricular”.
Quanto ao terceiro domínio, a ESCA obteve também a classificação de Muito Bom, sendo que a IGE releva “o cuidado existente na gestão do tempo escolar, nomeadamente na organização das actividades lectivas em articulação com as actividades de enriquecimento curricular, na afectação dos docentes às turmas, bem como na elaboração dos horários das turmas com disciplinas sujeitas a exames nacionais”. Destaca ainda as boas condições de higiene e limpeza nos distintos espaços escolares, bem como os elevados níveis de satisfação dos alunos, professores e pais/encarregados de educação relativamente ao trabalho dos assistentes operacionais e à capacidade de resposta dos serviços administrativos. Considera ainda que “os princípios de equidade e justiça norteiam o funcionamento da Escola, nomeadamente na distribuição do serviço docente e não docente, na constituição das turmas, na elaboração dos horários e no acesso de todos os alunos às actividades e aos projectos em desenvolvimento”.
No quarto domínio, avaliado também com Muito Bom, a IGE detecta a visão estratégica partilhada pelos diferentes membros da comunidade educativa, considerando traves mestras do actual rumo da Escola e seu futuro, o aumento da qualidade do sucesso académico dos alunos e a aposta nos cursos qualificantes. Dá especial ênfase ao empenho e motivação do pessoal docente e não docente como traço marcante da vida escolar.
No último domínio, avaliado com Bom, a IGE considera que a Escola tem uma prática regular de avaliação dos resultados escolares e das actividades lectivas e não lectivas. Este é um aspecto que precisa ser melhorado e que merecerá cuidada atenção por parte da comunidade educativa.
Entre os vários pontos fortes da ESCA e para além dos atrás referidos, a IGE salienta “a imagem da Escola no meio pelo serviço educativo prestado e a existência de uma política pró-activa de estabelecimento de parcerias e protocolos”.
Para que a Escola continue a ser, como se lê no relatório da IGE “… reconhecida externa e internamente pelos resultados alcançados pelos seus alunos, pelo seu rigor e pelo serviço educativo que presta e, por via disso, procurada pelas famílias e professores”, continuaremos a trabalhar e a investir na qualidade do nosso serviço educativo, agora nas renovadas instalações.

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