Correio do Minho

Braga,

- +

As vacas do Dr. António Costa, nunca voaram!

As emoções no outono

Ideias

2023-02-25 às 06h00

Humberto Domingues Humberto Domingues

De uma forma pouco séria, com algum escárnio e gozo, em tempos, o Dr. António Costa, apresentou-nos um animal herbívoro corpulento, ruminante, a que se chamam vacas e ele queria que estas voassem. Foi uma analogia a que tudo é possível e ía correr bem, e até aconteceriam surpresas agradáveis. Mas aquilo que vivemos e que se viu ao fim destes 7 anos de Governo, é que foi uma permanente degradação da vida dos Portugueses.
Durante 7 anos de Governação Socialista do Dr. António Costa, foram muitos os casos e casinhos e muitos casos de corrupção e de, incompetência política. A falta de uma alternativa credível na oposição e um Presidente da República protetor e porta-voz de um “Governo da Geringonça”, fez com que o PS e o Dr. António Costa recebessem do Povo, uma maioria absoluta. Decorrido este tempo, vê-se e sente-se a inoperância deste Governo em resolver muitos problemas que afectam várias classes profissionais – Professores, Enfermeiros, Médicos e Assistentes Operacionais. Hoje estas classes sofrem, por parte do Governo, de um discurso e conversações surdas, unilaterais, demagogas, sem acção e sem real vontade de resolver verdadeiras e actuais questões que prejudicam e dificultam a vida de Profissionais, Famílias e Cidadãos, tornando-os mais pobres e desmotivados.
O rendimento das Famílias é baixo. As dificuldades aumentam. O nivelamento, à boa maneira socialista, é sempre por baixo.
Têm sido Governos fartos de casos e casinhos. Um desbaratar de dinheiros públicos em empresas públicas falidas, indemnizações volumosas e chorudas, em favor de uns quantos “afilhados”. Em contraste com esta situação, tudo que seja para repor tempo de serviço aos Professores e Enfermeiros, é catalogado de “sempre muito dinheiro”, o orçamento não suporta. Nunca há vontade política de resolver estas questões.
Já escrevemos anteriormente: “Se por um lado o Governo não reconhece a contagem de tempo em efectivo trabalho, que aconteceu mesmo, então seria justo, pelo mesmo princípio, que o Governo reembolsasse os descontos efectuados, no respectivo tempo de serviço, que não reconhece, nem quer contabilizar.”
Já agora, perguntar: Não serão muitos destes Professores e Enfermeiros, Médicos e Assistentes Operacionais, que hoje se manifestam, responsáveis pela maioria socialista, porque assim votaram? Estamos plenamente convencidos que sim! Se no período da “Geringonça” e do Governo de esquerda, não foram resolvidos estes problemas dos trabalhadores, num Governo Socialista de maioria absoluta, também não o serão. De que se queixam agora, aqueles que votaram PS? Não votaram no Dr. António Costa? “Habituem-se”! Tudo no Governo é feito em reação e em cima dos problemas e nunca antecipadamente, pensado e com planeamento. Depois dá em trapalhada e confusão. É o caso do dossiê “Habitação”. A vontade do Governo Costa intervir na “Propriedade Privada”: Será razoável? Será aceitável? Será Constitucional? Resolve o problema?
Os ventos que sopram na Sociedade Portuguesa, não são facilitadores. Os Portugueses estão mais pobres! As dificuldades aumentam, a inflação continua alta, os salários não acompanham a inflação e por isso, quebra no poder de compra. Os impostos não baixam e os rendimentos e poupança das Famílias, são cada vez menos. A realidade é que as “vacas não voam”. São herbívoros, corpulentos e por isso têm 4 patas para suportar a sua volumosa carcaça e que, essencialmente, comem material vegetal. Mas muitos pensaram ilusoriamente, que as vacas poderiam voar! Enganaram-se a si mesmo e deixaram-se enganar pelas ilusões do Dr. António Costa, que tudo anda a fazer para uma crise política (novamente) e abandonar o Governo, numa tentativa de rumar à Europa.
Se hoje fosse possível perguntar aos mesmos, se continuavam a afiançar que as vacas voavam, acreditavam?
A Igreja Católica e os abusos sexuais
A Sociedade Portuguesa voltou a sofrer novo “tsunami” com a divulgação do relatório e testemunhos dos abusos sexuais praticados pelos padres da Igreja Católica. Indecência praticada por servidores de uma Instituição secular!
Como se teria visto e com que se teria confrontado, a Comissão que levou a cabo tal relatório? Que pressões teriam sofrido e como conseguiram resistir a essas pressões? Quanta coragem de quem deu a cara e deixou o seu testemunho, num reviver, com certeza, de momentos de horror, sofrimento, humilhação, fragilidade e solidão! Assistimos/ouvimos relatos assustadores, arrepiantes, num mundo sombrio, com abusadores a “pregarem a fé” e comportamentos civilizados e de humanidade, em altares de Igrejas e Templos, onde o Cidadão crente ia depositar as suas orações, confissões e reflexões e, depois, nos sombrios espaços, estes “portadores da palavra de Cristo”, abusavam de crianças indefesas, a quem os Pais confiaram os seus Filhos. Isto é abominável!
Parece-me que os Srs. Bispos estiveram curtos, e muito aquém, no respeito pelos Cidadãos, perante tão gravosa situação, em apenas pedirem “perdão”! É pouco! Um “manto” degradador, ofensivo e de descrença de uma Instituição, como a Igreja Católica. Sairá a fé abalada com este escândalo? Estará a Igreja Católica disposta a limpar esta cultura conservadora e fechada de delinquência, de ocultar estes abusos e de se refundar?
Acontece o paradoxo, de alguns servidores da Igreja em que abusaram sexualmente de crianças da forma mais atroz e repugnante, em contraponto com o próprio papel da Igreja ao não querer falar/discutir sobre sexo, sua prevenção e demais questões em torno da sexualidade que precisam ser tratadas e discutidas na Sociedade. Muito há que reflectir, ainda, na nossa Sociedade. Terá sido este “tsunami” a ponta do iceberg?

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho