Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

As selecções regionais na festa do andebol 2025

Finalmente férias!

As selecções regionais na festa do andebol 2025

Escreve quem sabe

2025-06-22 às 06h00

Manuel Moreira Manuel Moreira

Depois de uma época recheada de muito e bom Andebol a todos os níveis, da alta competição até aos campeonatos regulares nacionais, sem esquecer as inúmeras provas regionais que dão corpo a toda a estrutura da modalidade ao longo do ano desportivo, de tudo um pouco aconteceu na época que agora finda de 2024/2025.
Temos e devemos dar os parabéns ao nosso filiado Arsenal Clube da Devesa pelo êxito desportivo alcançado, com a subida à divisão 1ª divisão, tornando tal feito não inédito, pois esta será a 2ª vez que terá assento na divisão maior, no entanto, face às dificuldades públicas demonstradas julgamos que merecia outro tratamento não só da cidade, assim como das Entidades Oficiais, lembramos que o concelho de Braga passa a ter dois emblemas na 1º divisão, isto só por si é muito importante para uma cidade e Município que deve tratar minimamente em termos de equidade de quem tão honradamente representa o mesmo.
Temos vindo a falar do Andebol em geral, com maior incidência nos escalões seniores, aqueles que sem dúvidas são os mais mediáticos e que neles estão inseridos os jogadores que servem de referências aos jovens que se estão a iniciar na modalidade.

O Andebol, assim como todas as modalidades está estruturado em escalões etários, cuja base se inicia nos Baby, seguindo-se os Bambis, os Minis, os sub 14, os sub 16, os sub 18, os sub 20, os Seniores e os Veteranos.
Se nos cingirmos somente aos escalões base de formação eles vão dos Bambis aos Sub16, pois nestas fases os atletas percorrem caminhos que se querem graduais em termos de exigências e conhecimentos técnicos para atingirem mais tarde performances capazes de melhor adaptação à modalidade e outros patamares mais elevados que os escalões dos mais crescidos exigem, por isso, quanto melhor e controlado for este percurso dos jovens atletas, melhor Andebol vamos ter no futuro.
A modalidade entrou numa fase que até ao final da época desportiva, data oficial 31 de julho, se realizam inúmeros Torneios Nacionais em que os clubes aproveitam para através de um misto de Andebol e lazer agrupar um número elevado de praticantes para gozar um pouco do desporto que mais gostam, o Andebol, e por outro lado descansarem de uma época desgastante.

Também em termos oficiais, depois depois do fim dos campeonatos seniores, realizam-se os Encontros nacionais destinados aos escalões de formação, que reúnem muitas equipas, no caso dos Sub16 femininos e masculinos, as equipas foram filtradas através das várias fases que se realizam ao longo da época, sendo que a fase final se realizou no passado fim de semana na zona de Viseu e no Algarve.
Os Encontros Nacionais destinados aos escalões de infantis, Sub 14, femininos e masculinos, vão realizar-se em Estarreja, tem a particularidade de serem de inscrições abertas, com cerca de cem clubes participantes.
Os Encontros de Minis e Bambis vão realizar-se em Lamego, também tem inscrição livre por parte das equipas, sendo a sua participação estimada no número de cem.

Pelo terceiro ano consecutivo realiza-se este fim de semana, de quinta-feira a domingo, no Algarve, em Lagoa, a Festa do Andebol 2025, destinada a Seleções Regionais de Sub14 Femininas e Masculinas, a Associação de Andebol de Braga está presente com as suas duas seleções, feminina e masculina, pois julga ser muito importante para este grupo de jovens e não só, para o Andebol associativo a presença neste grande evento nacional, que envolve todas as seleções regionais, com bastante atividade extra Andebol, numa zona e época do ano de excelência, durante quatro dias o Andebol vai ser “REI” para centenas de jovens de todo o país.

Lembramos que as seleções regionais da Associação de Andebol de Braga, fruto de um trabalho efetuado todas as segundas feiras nos Centros de Treinos Regionais da A. A. Braga, sediados em Fermentões - Guimarães, trabalha com os atletas femininos e masculino dos nossos clubes a fim de complementarem o excelente trabalho que os mesmos executam com eles durante a semana.
Com esta participação e outras efetuadas nesta época das nossas seleções regionais queremos dar visibilidade ao excelente trabalho que desenvolvemos nos nossos Centros de Treino Regionais, e dos técnicos e dirigentes que os guarnecem.
Numa próxima oportunidade vamos falar de os BABY´S no Andebol, porque queremos mais e melhor Andebol, há que iniciar desde pequenino a modalidade de forma a criar hábitos de atividade física junto dos alunos do pré-escolar.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

13 Julho 2025

Fiel a si próprio/a

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho