Rolha na boca
Ideias
2019-11-13 às 06h00
Ontem foi notícia num jornal nacional, a poluição pela existência de muito lixo nas serras do grande Porto. Dizia-se que: “Quem visita as serras, entre Valongo e Paredes, passando por Gondomar, encontra vários amontoados de lixo. Em caminhos secundários é frequente encontrar sofás velhos, eletrodomésticos, plásticos, restos de obras e outro entulho.”
Como perspetivei há anos atrás e como já referi em muitas outras crónicas, não se fecha uma escola pública quando abre uma escola privada, nem se fecha o hospital público quando abre uma clinica privada.
Ora, a privatização da receção de resíduos industriais não perigosos e não concessão de licença para este tipo de resíduos aos aterros municiapis, iria levar ao abandono da via pública ou em locais mais ermos, deste tipo de resíduos, formando microlixeiras um pouco por toda a parte, a nossa área geográfica também não escapa a esta situação lamentável, mas previsível.
Claro que estes comportamentos resultam da falta de civismo mas, por mais sensibilização que se faça, há que disponibilizar soluções de deposição legal acessíveis e dentro da área geográfica das empresas.
Não sou contra a existência de empresas privadas a operar neste setor, em livre concorrência, mas quando se obriga os produtores de resíduos a depositá-los nestes locais, na maior parte dos casos, tendo de percorrer longas distâncias e pagar tarifas mais elevadas, os nossos pequenos empresários, lamentavelmente, não aguentam as despesas e arranjam estas soluções “alternativas”.
Apesar de tudo, estas atitudes não têm desculpa, resultam de falta de civismo mas, por mais sensibilização que se faça, há que disponibilizar um local com custos de deposição acessíveis e dentro da sua área geográfica. Enquanto isso não acontece, resta-nos sensibilizar a população para que não pactue com estas situações, pois prejudicam o meio ambiente e, consequentemente, a todos nós.
Assim, como sempre, apelo à co-responsabilização dos cidadãos para que, sempre que tiverem conhecimento de que alguém abandonou resíduos junto aos ecopontos ou noutros locais, denunciem às autoridades competentes, nomeadamente o SEPNA da GNR, o município e a Braval, para que possamos, pelo menos, minimizar o problema.
Ajude-nos, ajudando-se!
28 Fevereiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário