Correio do Minho

Braga, quinta-feira

As ‘andorinhas da política’

O Concurso Nacional de Leitura em Famalicão

Voz às Freguesias

2017-07-18 às 06h00

João Nogueira

Os períodos eleitorais, são tempos de aproveitamento e de oportunismo que infelizmente descredibilizam a política e os políticos. A hipocrisia e a mentira são, infelizmente, lugares comuns nestas alturas e utilizados para quem troca o que deveria ser um serviço às populações e ao desenvolvimento da sua terra, por uma vantagem que pretende enganar tudo e todos.
Infelizmente não há política de elevação se esta não for acompanhada pela seriedade dos atos e pela verdade dos factos, o que acaba por ser pernicioso para quem a utiliza e para os eleitores.

A estes políticos chamarei com alguma razão, ‘andorinhas da política’ que aparecem durante os períodos eleitorais e voltam a desaparecer, tal como estas aves migratórias, para vender promessas e ilusões volvidos 4 anos. Semeiam a polémica e a confusão é a sua arma. Para eles as pessoas não contam, contando apenas os seus projetos pessoais e por vezes inconfessáveis, não se coibindo, para o efeito, de fazer afirmações injustas numa interpretação dos factos descontextualizados da realidade e do interesse das pessoas.

Para um leitor atento os termos ‘abertura’ e ‘participação’ são indutores dos seus discursos, que, numa análise séria, não se ajustam à realidade nem à sua prática. Apelar à participação sem nunca ter contribuído, encorajado ou integrar atividades é vender ‘gato por lebre’ é um exercício de amesquinhamento dos eleitores. Falar de abertura quando se fecham nas ideias nos projetos e na assunção das responsabilidades, para as quais foram eleitos, é um exercício vão e falso de democracia porque não sabem respeitar o voto dos eleitores.

As autárquicas de 2017 devem ser um ato de seriedade, de justiça, de compromisso e de verdade. “Pode-se enganar todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo, mas não se pode enganar todos por todo o tempo.” -A. Lincoln

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Freguesias

26 Julho 2017

O Sorriso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.