Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

As Jornadas Culturais na ESMS...

A responsabilidade de todos

Banner publicidade
As Jornadas Culturais na ESMS...

Voz às Escolas

2022-04-14 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

Nos dias 6, 7, 8 e 9 de abril, a Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) viu os seus espaços escolares e as atividades letivas vestirem uma roupagem diferente em que alunos e professores, numa simbiose concertada, desenvolveram atividades dando resposta às solicitações dos alunos. Eles foram os grandes protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.
Ao longo dos três primeiros dias, alunos, professores e assistentes da Martins Sarmento criaram as condições para desenvolver, de forma integrada, o saber científico, técnico e tecnológico, artístico, desportivo e, acima de tudo, a responsabilidade social, o relacionamento interpessoal e o bem-estar. Alunos e professores contactaram com profissionais de diferentes áreas do saber que responderam ao convite para estar connosco e mostrar que o processo de ensino e aprendizagem pode ser complementado e enriquecido com a partilha de conhecimento e de experiências.
Ao fim de dois anos de pandemia, foi possível voltar a receber os alunos das escolas básicas nos nossos Laboratórios Abertos. Durante umas horas, os alunos da ESMS puseram à prova os seus conhecimentos científicos e as suas competências laboratoriais, guiando os mais pequenos pelas mais diversas atividades, despertando neles a curiosidade e a vontade de experimentar. Esta iniciativa envolveu diferentes áreas do saber, como a Física e Química, a Biologia e Geologia, a Matemática, as Artes Visuais, passando pela Multimédia, pela Informática, pela Saúde e pela Restauração.
Os Torneios Desportivos foram uma das atividades em que os alunos participaram mais ativamente e onde o mérito desportivo se manifestou. Ao longo dos dias 6 e 7 de abril, os torneiros sucederam-se de forma intensa, envolvendo toda a comunidade escolar. No período da tarde do dia 7, as estrelas do Curso Profissional de Técnico Cozinha e Pastelaria entraram em ação com o Concurso “Jovem Cozinheiro Martins Sarmento”. Este concurso é já uma tradição da ESMS e mostrou, mais uma vez, os talentos dos nossos jovens cozinheiros.
Mas as Jornadas Culturais 2022 também ficaram marcadas por atividades que pretenderam contribuir para o bem-estar da comunidade. Num tempo em que a saúde mental é uma preocupação e em que se torna imperioso cuidarmos uns dos outros, foi natural falar sobre a ansiedade, ouvir especialistas, mas também desenvolver atividades práticas em que os alunos aprenderam a gerir as suas emoções. Este conhecimento é indispensável e tem de ser constantemente promovido para que os nossos alunos saibam, no momento certo, ultrapassar os momentos mais difíceis.
A orientação vocacional também aconteceu e os alunos convidaram profissionais de diferentes áreas que partilharam as suas experiências, desde a escolha do curso, ao caminho que percorreram e que passou, muitas vezes, pela mudança do caminho inicialmente traçado. Foram incentivados a nunca deixarem de sonhar, porque só desta forma o “mundo pula e avança” (António Gedeão).
Mas a atenção aos outros também foi uma preocupação. Alunos de diferentes turmas falaram sobre o movimento Refood e o seu contributo para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Dar um bocadinho do seu tempo para ajudar os beneficiários deste movimento, permite combater o desperdício e, ao mesmo tempo, auxiliar aqueles que não têm o que comer. E, assim, se consolida o compromisso com a comunidade alargada, que é um dos objetivos dos projetos em curso na ESMS, no âmbito da componente curricular de cidadania e desenvolvimento.
No dia 8, foi tempo para reconhecer publicamente o esforço e a dedicação dos alunos que se distinguiram no ano letivo 2020/2021. É nossa convicção que a ESMS fica mais rica com o empenho destes alunos e que este se torna visível com o seu mérito escolar e académico, com as suas atitudes exemplares, com o seu mérito desportivo e artístico e com o seu envolvimento na vida da escola.
E, no dia 9,a ESMS abriu as suas portas à comunidade e começou a receber aqueles que, no próximo ano letivo, querem continuar a sua formação nesta instituição centenária ao serviço da educação.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho