Correio do Minho

Braga,

- +

As Escolas fazem-se, também, com projetos!

Os passos seguros de Pedro Nuno Santos

As Escolas fazem-se, também, com projetos!

Voz às Escolas

2022-11-02 às 06h00

João Graça João Graça

Nem só de projetos se faz escola. O currículo e as consequentes aprendizagens essenciais são elas a verdadeira matriz do processo de ensino e aprendizagem. Mas é certo que aprender é, cada vez mais, o resultado de um processo de momentos formais e informais, resultante de uma simbiose entre as disciplinas, projetos e clubes. De facto, estas completam-se e complementam-se.
Por outro lado, estes clubes e projetos permitem transportar os alunos para novos cenários de aprendizagem, potenciando a sua curiosidade, criatividade, responsabilidade, ação cívica, cidadania, princípios basilares do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A aprendizagem na escola deve assumir-se articuladamente entre as diversas disciplinas e os clubes e projetos, não sendo estes meros espaços de actividades extracurriculares, mas deverão, antes, funcionar como verdadeiros catalisadores da concretização das aprendizagens essenciais.
Na Escola Secundária de Vila Verde (ESVV), temos procurado concretizar este princípio de aprendizagem integrada, desconstruindo ideias feitas e estigmas de aprendizagem. O espaço de sala de aula é, ou deverá ser, um espaço aberto ao outro e à novidade, assente num trabalho que se deseja colaborativo e que integre as diferentes áreas do conhecimento.

No ano letivo de 2021/2022, o Clube de Inovação da ESVV implementou, em turmas do 11ºano, o projeto Apps for Good, que versou, nesta edição, sobre as alterações climáticas. O desafio foi abraçado pelos alunos, entusiasticamente, tendo participado 5 equipas no 8º encontro Regional Apps for Good. Assim, mais do que falar sobre as temáticas sugeridas, os alunos tiveram de encontrar soluções para os problemas à escala global. A aprendizagem foi mais efetiva, mais participada e mais motivada! O prémio “Climate&Energy da GALP – Upcoming Energies”, conseguido pela equipa Ecobox da ESVV, foi o corolário do trabalho realizado e foi, também, a confirmação de que as gerações mais jovens de Vila Verde estão realmente comprometidas com soluções para um futuro harmonioso.
No passado mês de outubro a aluna Andreia Dias, em representação da ESVV, recebeu pelas mãos do Sr. Ministro da Educação e Ciência, Dr. João Costa, a distinção “Gandhi”, pelo projeto “Vamos salvar os Oceanos!”, levado a cabo no ano letivo de 2022/23. O Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania consiste numa distinção que visa reconhecer projetos de escolas, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.
Também no mês de Outubro, a escola foi agraciada com o Selo "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência" pela implementação de plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo-se como um espaço privilegiado de prevenção e eliminação de todas as formas de violência.
Estas três participações são algumas das várias em que a ESVV envolve os seus alunos, consciente de que a existência dos projetos se justifica, e se deseja, numa prática pedagógica que declina o modelo instrutivo e individual e privilegia uma metodologia mais aglutinadora, participada, colaborativa e coletiva.
O que se exige aos trabalhadores do futuro, e já deste presente, é uma enorme plasticidade e capacidade para responder ao imprevisto num mundo global e de incerteza.
A escola não pode ficar para trás, devendo ajustar-se às exigências do mundo!
Uma Escola faz-se com TODOS!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

26 Fevereiro 2024

Mobilizando uma comunidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho