Enfermeiros já esperam longamente a recontagem do tempo de serviço
Voz às Bibliotecas
2017-04-27 às 06h00
As bibliotecas públicas, hoje em dia, assumem preocupações que vão ao encontro da satisfação dos seus utilizadores mesmo quando neles se incluem pessoas com necessidades especiais, pois, o objectivo é ultrapassar a barreira da descriminação e, também, o de facilitar o acesso a qualquer tipo de informação de modo a garantir os ideais de inclusão e de igualdade de oportunidades para todos.
Com este intuito, em 2008, num espaço privilegiado do novo edifício da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi criado o Serviço de Leitura Especial vocacionado para oferecer apoio técnico especializado aos utilizadores com necessidades especiais, nomeadamente aos invisuais e aos amblíopes, para proporcionar o acesso à informação e à cultura. Para isso, o serviço passou a dispor de um conjunto de equipamentos específicos capaz de assegurar os seus propósitos, nomeadamente, computadores com software próprio para leitura de ecrã, ampliação de caracteres e reconhecimento de texto digitalizado; leitor autónomo que possibilita a audição imediata de um texto digitalizado; lupa electrónica com vasta capacidade de adaptação às características do texto digitalizado e impressora de braille que permite a reprodução de um texto neste formato após conversão electrónica.
Os equipamentos disponíveis encontram-se acessíveis na Sala de Leitura Especial para uma resposta imediata aos utilizadores, sempre com apoio técnico personalizado, e possibilitam aos deficientes visuais usufruírem na plenitude da biblioteca, através da conversão de documentos para os formatos que lhes são acessíveis como o braille e o digital, e suprir a falta de produção bibliográfica em suportes especiais.
A conversão dos documentos impressos a tinta para suporte digital é realizada a partir da programação definida pelo serviço e por sugestão dos próprios utilizadores com base no catálogo da Biblioteca mas, também, pode acontecer por solicitação de acordo com o interesse pessoal de qualquer utilizador. Pretende-se, assim, responder às reais necessidades de cada um e prestar um serviço útil para colmatar as carências sentidas por este segmento da população.
No entanto, este trabalho de conversão de texto resulta do importante contributo dos voluntários que colaboram com o serviço na digitalização de uma obra, página a página, e na posterior revisão do texto para depois ser disponibilizado. Por isso, quantos mais voluntários e colaboradores o serviço conseguir cativar, maior e mais rápida será a oferta que poderá disponibilizar. Esta colaboração, entendida como fundamental e da maior utilidade, assume igualmente um cariz solidário, sendo os voluntários, na sua maioria aposentados e em número significativo, colaboradores que realizam a conversão dos textos tanto no espaço da biblioteca como a partir de casa, quando existem condições para tal.
São bastantes os utilizadores com problemas de visão que beneficiam do fundo documental em formato acessível e cujo empréstimo pode ser feito presencialmente, por correio electrónico ou via CTT. Este serviço, vocacionado sobretudo para pessoas com incapacidade permanente poderá, ainda, ser alargado a utilizadores temporariamente incapacitados como idosos ou hospitalizados, entre outros.
O Serviço de Leitura Especial procura, assim, colocar os seus utilizadores em absoluta paridade com os demais, despertando-lhes o hábito e o interesse pela leitura, oferecendo diversidade de conteúdos e formatos, o que permitirá, a longo prazo, construir uma sociedade mais inclusiva e informada.
12 Maio 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário