Assim vai a política em Portugal
Voz às Bibliotecas
2024-07-25 às 06h00
Durante o verão as pessoas preferem atividades ao ar livre e viajar, o que causa uma redução do número de utilizadores presentes nas bibliotecas embora não signifique necessariamente uma diminuição da leitura. Se é certo que a presença física dos utilizadores diminui, o mesmo não acontece com o número de obras requisitadas para leitura fora de portas da biblioteca. O empréstimo domiciliário justifica de per si o funcionamento da biblioteca e a redução do número de presenças durante este período é um desafio comum.
No entanto, há várias estratégias que podem ajudar a atrair mais leitores durante o verão. A leitura ao ar livre pode ser uma aposta muito interessante e que muitas bibliotecas já seguem com a organização de espaços a ela destinados em parques, jardins, piscinas ou até na praia. A presença do livro fora do espaço tradicional da biblioteca e próximo dos locais de lazer frequentados pelas pessoas é uma forma interessante de fazer chegar o livro a quem quiser desfrutar da leitura ao ar livre e pode ajudar a passar o tempo de forma agradável e proveitosa.
As bibliotecas também são ótimos lugares para aproveitar no verão pois oferecem uma variedade de atividades para todas as idades. Em horários mais convenientes, as bibliotecas poderão realizar eventos culturais do interesse das pessoas como a exibição de filmes, palestras sobre temas atuais, apresentações musicais, exposições de arte e outras mostras culturais de forma a constituírem uma oportunidade de enriquecimento cultural. Participar num clube de leitura, também poderá ser uma maneira divertida de discutir livros e partilhar opiniões com outros leitores. Muitas bibliotecas oferecem clubes de leitura para diferentes faixas etárias e interesses. Lembram-se aqui, também, a organização de oficinas de escrita criativa, de fotografia, de cinema, atividades que permitem adquirir novos conhecimentos e contactar pessoas com interesses semelhantes. As sessões dirigidas aos mais pequenos como a leitura de histórias em voz alta, os jogos educativos e outras atividades lúdicas são igualmente interessantes para manter as crian- ças entretidas e motivadas durante as férias escolares. Iniciativas que não só proporcionam entretenimento, mas também são uma excelente maneira de aprender e de aproveitar o verão de forma agradável sobretudo para os mais jovens.
De referir também que as bibliotecas podem ser espaços onde se pode aprender algo de novo e conhecer novas atividades. Muitas possuem programas de voluntariado que permitem compreender novas reali- dades e participar ajudando no desenvolvimento de certas tarefas que lhe estão associadas, contribuindo para o bem da comunidade. Lembro, a título de exemplo, a digitalização de livros para os serviços de leitura destinados a invisuais e amblíopes e, até, a leitura de textos para a realização de audiolivros. Estes exemplos, são uma maneira excelente de ocupação do tempo livre de forma interessante e enriquecedora, contribuindo para o bem-estar dos outros suprindo, muitas vezes, as necessidades das próprias bibliotecas.
Como sabemos as bibliotecas são verdadeiros centros de lazer, de cultura e de informação. Assim sendo, devem preocupar-se em oferecer informação relevante sobre diferentes locais e regiões do país e do mundo, procuradas como destinos de viagens e de férias. Neste sentido, deve haver a preocupação em atualizar constantemente as coleções de livros de caráter turístico, guias de viagem e roteiros de modo a permitir aos utilizadores que estas publicações possam ser bastante úteis pela informação que lhes podem oferecer e, por isso, interessantes companheiros de viagem.
05 Dezembro 2024
28 Novembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário