Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

As Bibliotecas e a preocupação com a promoção da leitura

A responsabilidade de todos

As Bibliotecas e a preocupação com a promoção da leitura

Voz às Bibliotecas

2022-04-28 às 06h00

Rui A. Faria Viana Rui A. Faria Viana

As bibliotecas públicas desenvolvem diversas actividades com o objectivo de promoverem o gosto pela leitura e a formação de mais e melhores leitores. Só assim faz sentido o serviço público que prestam à comunidade. Todo o esforço desenvolvido neste âmbito é meritório e deve ser entendido como uma mais valia, a par de outras iniciativas que se possam articular com as escolas e resultem em sessões que sejam um estimulo ao gosto pela aprendizagem.
Decorre nesta altura em Viana do Castelo mais uma edição dos “Contornos da Palavra”, iniciativa anual do município que tem lugar pela 13ª vez consecutiva contemplando várias actividades e onde se inclui um programa de formação para a comunidade educativa, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares do concelho e do Centro de Formação Contínua de Professores, e diferentes iniciativas voltadas para os alunos das escolas públicas e privadas, do ensino pré-escolar ao secundário. Aqui, destaca-se um conjunto de sessões com a presença nas escolas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e grupos de teatro que, em contexto de semana da leitura, levam às escolas momentos de fruição cultural muito enriquecedores dos currículos dos alunos.
De referir que, esta iniciativa, surge este ano renovada e pela primeira vez decorre por um período de duas semanas (23 de Abril a 7 de Maio), integrando-se numa actividade cultural mais vasta designada de “LER EM VIANA” em que para além da feira do livro, agora programada para o Centro Cultural de Viana do Castelo com a presença de vários livreiros em representação das mais variadas editoras, há uma aposta importante na educação com a realização de um conjunto diversificado de oficinas dirigidas aos alunos dos ensinos básico ao superior sobre escrita criativa e ilustração, entre outras. “LER EM VIANA” contempla ainda uma vasta programação cultural, pensada para diferentes públicos, onde se incluem sessões de lançamento de livros, recitais de poesia, conferências, conversas com escritores, espectáculos infantis e concertos.
Em “LER EM VIANA” está implícita a ideia de Festa da Leitura realizada num espaço privilegiado e central dispondo de condições excelentes e atractivas para esta altura do ano, de modo a permitir, em articulação com as escolas a realização das mais interessantes iniciativas. Conforme se pode ler na mensagem de abertura deste evento “em todo o alinhamento de atividades há uma intencionalidade subjacente, que permite a interseção de múltiplos saberes: a literatura, a arte, as ciências e as tecnologias, o encontro com da música com a palavra lida, cantada ou de outras formas mostrada, a convergência da educação e da cultura como alavancas do progresso e do desenvolvimento humano sustentável”.
Corroborando a ideia do Município de Viana do Castelo que considera este acontecimento como uma aposta “na criação dum evento cultural relevante, devidamente estruturado” que vem trazer dignidade ao livro se atendermos ao espaço e às condições onde tem lugar, somos a considerar que esta nova abordagem de questões relacionados com a problemática do livro e da leitura, e sobretudo da sua promoção junto da comunidade, são um bom prenúncio em matéria de desenvolvimento cultural.
O interesse evidenciado na concretização deste evento é de per si um sintoma claro do que objectivamente se pode fazer para despertar a atenção para a importância de ler.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho