Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

As Bibliotecas e a leitura inclusiva através do audiolivro

Aprender para ensinar a adaptar

As Bibliotecas e a leitura inclusiva através do audiolivro

Voz às Bibliotecas

2021-04-01 às 06h00

Rui A. Faria Viana Rui A. Faria Viana

Reduzir as barreiras de acesso à leitura para os utilizadores com deficiência visual é o grande objectivo de muitas bibliotecas e demais instituições com preocu- pações por este tipo de utilizadores. Já aqui falamos de um conjunto de equipamentos específicos de que se servem as bibliotecas para possibilitarem aos seus utilizadores o acesso à leitura e à informação em formatos alternativos. Demos como exemplo o Serviço de Leitura Especial da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo que tem permitido aos deficientes visuais usufruir na plenitude da biblioteca, através da conversão de documentos para os formatos que lhes são acessíveis como o braille e o digital, e suprir a falta de produção bibliográfica em suportes especiais. Também aqui dissemos que a conversão dos documentos impressos a tinta para suporte digital é realizada a partir da programação definida pelo serviço e por sugestão dos próprios utilizadores com base no catálogo da biblioteca mas, também, pode acontecer por solicitação de acordo com o interesse pessoal de qualquer utilizador. Pretende-se, assim, responder às reais necessidades de cada um e prestar um serviço útil para colmatar as carências sentidas por este segmento da população. No entanto, este trabalho de conversão de texto resulta do importante contributo dos voluntários que colaboram com o serviço na digitalização de uma obra, página a página, e na posterior revisão do texto para depois ser disponibilizado.
Há dias, mais precisamente no Dia Mundial da Poesia (21 de Março), a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, para assinalar esta efeméride, lançou o seu primeiro audiolivro (de poemas), sendo uma produção dirigida exclusivamente aos leitores com necessidades especiais. O audiolivro ou livro falado, é uma gravação do texto de um livro gráfico, narrado em voz alta num estúdio concebido para o efeito. Beneficiando de uma candidatura ao programa “E-Gov Alto Minho 2020: Município de Viana do Castelo –2ª Fase”, a biblioteca adquiriu recentemente os meios técnicos necessários para a produção deste tipo de documentos em formato alternativo para os leitores com necessidades específicas.
Diferente do livro digital, já produzido na Biblioteca Municipal, o audiolivro obedece às regras da boa leitura, onde a colocação da voz, a dicção e a pontuação são determinantes para cativar quem ouve. Por isso, o recurso aos actores da Companhia de Teatro Noroeste – Centro Dramático de Viana para a realização das gravações, garantindo assim a qualidade do livro produzido, foi o caminho necessário e imprescindível para o desenvolvimento deste projecto. Gravar um audiolivro requer cuidado nas áreas técnicas e de produção. Narrar o conteúdo de um livro de forma que fique na memória de quem ouve é um desafio que só é conseguido desde que a emoção esteja presente através da voz das inúmeras personagens. São muitas horas de trabalho! Horas e horas de gravação! Muito tempo de edição e fixação do texto. Daí, um trabalho de grande altruísmo para comunidade.
Ouvir livros é um benefício enorme para quem tem deficiência visual. Trata-se de uma leitura inclusiva, pois, é muito limitado o acesso ao livro áudio fora dos grandes centros.
No entanto, diga-se que esta produção de audiolivros não tem fins comerciais, estando protegida e limitada às pessoas com deficiência, mediante inscrição e autenticação, por forma a respeitar a legalidade da reprodução, protegida e destinada a este tipo de utilizadores de acordo com a alínea i) do art.º 75º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. O único propósito é a disponibilização de materiais de leitura alternativos que possam ser inclusivos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho