Reclassificar o solo
Voz às Bibliotecas
2024-10-31 às 06h00
Dos muitos milhares de livros publicados e disponíveis no mercado livreiro e bibliotecas, há temas e autores que agradam a diferentes perfis de leitores. A maturidade leitora é muito distinta, assim como a preferência entre a ficção ou a não ficção. Dentro da ficção, há quem prefira o romance, ou conto, poesia, biografias, novela, banda desenhada, entre outros. Por vezes, há quem goste de ler em simultâneo, livros de não ficção e de ficção, ou romance e poesia, por exemplo. Há quem tenha uma maior tendência para escritores portugueses ou para internacionais. Há oferta para todos os gostos. Poderá sempre complementar a leitura de um livro com a visualização da adaptação da obra para cinema.
Os livros de terror, suspense, criminais, são envolventes, hipnotizantes, arrepiantes, tensos, às vezes de cortar a respiração, promotores de leitura. Provocam a sensação de aceleração cardíaca, de arrepios. Arrisque nesta leitura! Quantos livros de terror, ou suspense já leu? Se não os quiser comprar, poderá sempre requisitar ao domicílio na sua biblioteca mais próxima.
De autores estrangeiros, Edgar Allan Poe é considerado para muitos o “pai do terror”. Poe recebeu o seu primeiro prémio literário pelo conto “O Escaravelho de Ouro”, publicado em 1843. “As aventuras fantásticas” de Arthur Gordon Pym, foram publicadas em 1836, conta-nos uma história de fuga da vida familiar, protegida e civilizada, que acompanha o ritual de passagem do jovem Pym e do companheiro Augustus através de uma série de encontros com a morte, durante uma tormentosa viagem marítima. É autor do poema consagrado “O Corvo”, um texto de terror angustiante. “Foi uma vez: eu refletia, à meia-noite erma e sombria, / A ler doutrinas de outro tempo em curiosíssimos manuais, / E, exausto, quase adormecido, ouvi de súbito um ruído, / Tal qual se houvesse alguém batido à minha porta, devagar. / “É alguém, fiquei a murmurar, que bate à porta, devagar; / Sim, é só isso e nada mais. […]“ A obra “Histórias Extraordinárias” é uma coletânea de contos publicados entre 1833 e 1845. Na coletânea de “Contos policiais” de Edgar Allan Poe, assiste-se à criação do primeiro detetive, Dupin, modelo de grandes mestres para a criação de personagens como Sherlock Holmes ou mesmo Poirot. A obra inclui os seguintes contos: - Os Crimes da Rua Morgue, - A Carta Roubada, - O Mistério de Marie Rogêt, - És Tu o Homem!.
É incontornável citarmos o nome do autor americano Stephen King, nascido a 1947, no seu estilo de terror psicológico. Livros que foram um sucesso: “Shining: a casa do horror”, “A coisa”, “A hora do vampiro”, “A maldição”. Outros títulos deste autor foram adaptados para cinema. Destacamos “Carrie - A Estranha”(1976), “Christine”(1983), “À Espera de Um Milagre” (1999), “It: A Coisa” (2017). A sua obra é extensa.
“Drácula” (1897), é uma das obras mais emblemáticas de todos os tempos na literatura de terror. O seu autor irlandês é Bram Stoker, que viveu entre os anos de 1847-1912. Sofreu muitas adaptações ao longo das últimas décadas.
A escritora britânica Agatha Christie (1890-1976), é uma das escritoras de mistérios mais requisitada nas bibliotecas. Conhecida como a “Rainha do Crime”, tem uma coleção de histórias imperdível. Obras como: “Crime do Expresso Oriente”, “Os Primeiros Casos de Poirot”, “Novos Mistérios de Miss Marple”, “Miss Marple - Um Cadáver na Biblioteca”, “A Festa das Bruxas - Um Mistério de Hercule Poirot”. É referenciada como a autora mais sucedida da história da literatura popular mundial no número total de livros vendidos.
Daniel Silva, mestre da intriga internacional, destaca-se nas últimas décadas com vários títulos, tais como: “A Violoncelista”, “O Colecionador”, “A Casa dos Espiões”.
Na literatura portuguesa, destacamos alguns dos autores mais procurados neste género literário. João Tordo é dos escritores mais pro- curados e tem vários livros neste estilo narrativo. O seu mais recente romance intitula-se “Os Dias Contados” (2024). Continuamos com Francisco José Viegas e uma das suas últimas obras “A luz de Pequim” (2020), reconhecida com o Prémio Literário Fernando Namora 2020 / Prémio Pen Clube Português Narrativa 2020. Miguel Miranda com vários livros, por exemplo “O estranho caso do cadáver sorridente”. Também Nicolau Henrique (pseud.) com a obra “Uma vida em beleza”. Ana Teresa Pereira “As personagens”. “A Mulher do Dragão Vermelho” (2022), um thriller de José Rodrigues dos Santos, livro vencedor do Prémio Livro do Ano Bertrand 2022. Francisco Valério de Rajanto Almeida e Azevedo, usou como pseudónimos nos seus livros Paulo Santelmo, “A Fúria dos Amargurados…” e W. Strong-Ross, “A fantástica experiência”. Ainda numa versão mais reflexiva não literária o livro “Matadores – Como matam os portugueses no século XXI” de Hernâni Carvalho”, de âmbito mais de fora criminal. De referir que o autor bracarense António Coimbra tem escrito algumas obras de pendor suspense, tal como “Quem matou Beatriz Qz?” (2019), “O acossado” (2023), editado pela Morfema Editora.
São muitas as ofertas de leitura disponíveis. Citamos hoje aqui apenas uma ínfima mostra. Escolha aquela que mais lhe agradar.
Arrisque a ler algum destes títulos. E no final da sua leitura, faça Buuu!
05 Dezembro 2024
28 Novembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário