Correio do Minho

Braga,

'Aqui Portugal': RTP e TV Galiza juntas

A vida não é um cliché

Ideias

2016-12-20 às 06h00

Paulo Monteiro

A RTP deu-nos um verdadeiro serviço público no passado sábado ao transmitir o pro- grama ’Aqui Portugal’ desde Braga. E mais: voltou a realizar um programa em parceria com a Televisão da Galiza. Foram cerca de cinco ho- ras em directo desde a ‘Cidade dos Arcebispos’.

Hélder Reis, Catarina Camacho e Vanessa Oliveira, do lado português, e Lucia Rodriguez, Juan Fuentes e Bernardo Montaña, do lado galego, foram os apresentadores de um programa com classe, ritmo, bem produzido e onde as escolhas dos convidados, desta vez, tiveram... encanto.

O simples facto de convidar galegos residentes em Braga a mostrar a cidade e a contar histórias e lendas para toda a Galiza foi uma aposta ganha, bem como entrevistar as cinco galegas que jogam futebol na equipa feminina do Sporting de Braga: Andrea Mirón, Carla Álvarez, Paula Domínguez, Claudia García e Natalia Sánchez. Só para citar dois exemplos. Mesmo para aqueles que são bracarenses a tarde acabou por ser bem passada, positiva e com muitas coisas para aprender.

Não vi o programa em directo. Mas, à noite, fui repescar alguns dos temas e entrevistas. Parei em quase todas elas.

E... ouvi atentamente os cerca de sete ou oito minutos da entrevista do presidente da autarquia, Ricardo Rio, a falar da cidade e da ligação com a Galiza já que é também presidente do Eixo Atlântico.

Mas... se tudo estava perfeito, aqueles 33 segundos de imagens da cidade de Braga, fora do contexto, fora do Natal, sem enfeites nem iluminação, enquanto decorria a entrevista... eram escusados!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.