Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Aprender ao longo da vida!

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Voz às Escolas

2010-10-20 às 06h00

Maria da Graça Moura

E quanto mais aprendemos, mais percebemos do tanto que temos para aprender!
O Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV) foi estabelecido pela Decisão 2006/1720/CE de 15 de Novembro, adoptada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, tendo sido criado com o principal objectivo de contribuir, através da aprendizagem ao longo da vida, para o desenvolvimento da União Europeia.

Procura o desenvolvimento de uma qualificada aprendizagem, reforçando o contributo da mesma ao longo da vida para a coesão social, a cidadania participada, o diálogo intercultural, a igualdade entre homens e mulheres e a realização pessoal, promover a aprendizagem de línguas, apoiar o desenvolvimento de pedagogias e práticas inovadoras, baseado nas TIC, e assegurar o partilha de boas práticas nos domínios abrangidos pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, sempre no sentido de melhorar a qualidade no âmbito da educação e da formação.

É composto por programas sectoriais, como Comenius, que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, Erasmus, para apoiar a criação de um espaço europeu de ensino superior, Leonardo da Vinci que atende às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais e Grundtvig que visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação de adultos.

O Agrupamento de Escolas André Soares participa há alguns no programa Comenius, parcerias entre escolas, desenvolvendo vários projectos com alunos e professores de Espanha, Itália, Grécia, Roménia, Chipre, Polónia, Hungria, República Checa, França, País de Gales, Finlândia, Malta e Turquia, esta última, não sendo na sua totalidade integrada no continente europeu, reclama a sua adesão, o que torna ainda mais diversificadas, e enriquecedoras, as actividades, principalmente para os nossos alunos, que queremos futuros cidadãos europeus activos, interventivos e conscientes da relevância de pertencermos a uma Europa construtiva e integradora, mas também, e não menos importante, de reconhecerem e preservarem o que nos caracteriza, o que nos identifica como um país.

Com o desenvolvimento do primeiro projecto ‘Solar Energy Awareness & Action’, em que sensibilizámos os alunos e a comunidade em geral para o aproveitamento da energia solar, levando-os a tomar consciência dos reais problemas ambientais, apostámos numa participada componente prática. Construíram-se fornos solares, tantos e tão diversos brinquedos movidos a energia solar, os alunos partilharam o seu trabalho e as suas preocupações com o ambiente, com muitos outros de países, também eles, fortemente iluminados pelo sol.

Seguiu-se “Euroschools on line”, um projecto que nos permitiu desenvolver uma nova metodologia do ensino das línguas, particularmente da língua inglesa, utilizando as novas tecnologias. Alunos, professores e encarregados de educação de diferentes países partilharam experiências, utilizando a vídeo-conferência, troca de mensagens por correio electrónico, construindo materiais e partilhando-os com escolas europeias.

Envolvendo alunos do primeiro e segundo ciclo de escolaridade, outros dois projectos “Our common History - culture and traditions” e “Dear Europe”, este último ainda em desenvolvimento, têm contribuído para a divulgação da nossa cultura e tradições, procurando que todos os intervenientes tomem verdadeira consciência do muito que nos une e que todos possamos sentir orgulho, muito orgulho nas semelhanças e nas diferenças, que tão bem nos caracterizam!
São vivências que promovem o crescimento das comunidades, são sementes que se espalham e darão fruto, são contributos para o desenvolvimento, garantidamente!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.