Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Aprender ao logo da vida… A escola é para toda a família!

Amanhã vamos falar da Europa e da Eurorregião

Aprender ao logo da vida… A escola é para toda a família!

Voz às Escolas

2019-11-06 às 06h00

Flora Monteiro Flora Monteiro

Desde os anos 90 que as questões da aprendizagem ao longo da vida têm merecido destaque aparecendo-nos como a garantia de gerar condições de adaptabilidade ao novo quadro de exigências de um mercado de trabalho cada vez mais virado para a globalização, concebendo-se “o processo de desenvolvimento vocacional como uma rede complexa de trajetórias que o indivíduo vai tecendo, onde a adaptabilidade e a antecipação estratégica têm de responder a mudanças rápidas e de difícil previsão” (Young & Cheng, citado por Pinto, H., 2002).

Neste universo cada vez mais exigente não serão somente as crianças e os jovens que devem desenvolver competências e aprofundar aprendizagens. Todos nós necessitamos de formação e aprendizagens constantes, para que essa adaptação às novas realidades e ao futuro seja cada vez mais promissora e responda quer a expectativas individuais quer a todas as solicitações com que nos abordam diariamente.
Da consciência da importância da revitalização da educação e formação de adultos e com o objetivo de relançar esta prioridade, foi criado o Programa Qualifica que se constitui como uma estratégia integrada de formação e qualificação de adultos, materializado em espaços físicos, os Centros Qualifica. Também as escolas continuam a oferecer meios para completar e complementar a nossa formação, como os cursos de educação e formação e as diversas formações especializadas em áreas importantes para todas as profissões e para a construção de ferramentas essenciais que nos permitam ser sempre mais e melhor… profissionais e cidadãos.

Integrado na rede nacional e alicerçado no reconhecido princípio de que todas as aprendizagens realizadas pelos adultos ao longo dos seus percursos pessoais, sociais e profissionais, independentemente do contexto, da forma ou dos tempos em que foram adquiridas, são válidas e passíveis de ser reconhecidas formalmente, a missão do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Amares é não só formalizar a validação das aprendizagens experienciais (adquiridas em contextos não-formais e informais) que os adultos foram adquirindo ao longo da vida, mas também proporcionar a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências pela formação.
As aprendizagens formais, não-formais e informais devem ser consideradas numa perspetiva integradora, como elementos dinâmicos de um processo único que é o da formação da pessoa, uma formação que deve ser permanente e nunca finalizada.

A Estratégia da Educação Nacional para o Desenvolvimento promovida pela Unesco tem como princípios: a Equidade; a Justiça social; a Cooperação; a Solidariedade; a Co-responsabilidade; a Participação e a Coerência, que acabam por entroncar naquilo que se pretende de um perfil para o aluno que termina a escolaridade obrigatória.
Para além do enriquecimento pessoal e profissional, os adultos podem retirar da sua constante formação e aprendizagem, tantos outros ganhos. O trabalho e a partilha em família é um dos mais importantes.
Ao longo destes anos em que tenho contactado com a educação de adultos é esta cooperação feita no seio da família, em que os filhos ajudam os pais e os pais partilham dúvidas e aprendizagens com os filhos, que mais realização traz ao longo do processo e no momento final, que muitas vezes se materializa no diploma ou certificado de habilitações. Tantos os testemunhos que ouvi sobre essas mudanças ocorridas no seio do lar, no estudo feito em conjunto, na alegria de falarem a mesma linguagem, nos conhecimentos que adquiriram uns com os outros e na vontade de continuar a caminhada. Depois de um diploma, a motivação para continuar a voar e a aprender, aumenta.

No nosso Agrupamento, essas noites de entrega de certificados e diplomas aos nossos “adultos” são sempre momentos de muita alegria, de muito orgulho, de muita realização. Estes sentimentos são vividos por toda a equipa de docentes e técnicos e expressivamente partilhados pelos alunos e suas famílias e amigos que festejam com grande alegria estas concretizações. São momentos únicos de uma comunidade educativa onde “a escola é para toda a família”!
Este é o apelo que fazemos às famílias da nossa comunidade… Voltem à escola! Partilhem experiências de estudos com os filhos, os sobrinhos, os irmãos mais novos!
Sintam-se mais capazes, mais preparados para melhorar as competências no trabalho, até para procurar um novo emprego ou para se sentirem mais adaptados nesta sociedade mais exigente, mais tecnológica e que pretende ser mais consciente e mais consistente.

Aprendam, sempre!!! Como dizem tantos sábios…. O saber nunca ocupará lugar - somente o lugar da ignorância.?

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

13 Novembro 2019

Dia do Diploma 2019

11 Novembro 2019

O dia de S. Martinho!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.