Correio do Minho

Braga, segunda-feira

António Guterres ... “estamos orgulhosos”

A vida não é um cliché

Ideias

2016-12-13 às 06h00

Paulo Monteiro

António Guterres tornou-se ontem o 9.º secretário-geral da Organização das Nações Unidas sucedendo ao sul-coreado Ban Ki-moon. Ontem escreveu-se mais uma página dourada na história de Portugal e dos portugueses. Um país cheio de conquistas e de conquistadores. De bravos e de destemidos. De grandes heróis e de grandes voluntários que se dedicam a causas justas. Guterres é um destes homens. Um Homem que ontem jurou sobre a carta das Nações Unidas e se mostrou preparado para se envolver pessoalmente na resolução dos conflitos. Guterres quer mais prevenção. Prevenção que “é a melhor forma de salvar vidas e de reduzir o sofrimento humano”.

Guterres, no seu discurso, sublinhou três prioridades estratégicas: “o nosso trabalho pela paz, o nosso apoio ao desenvolvimento sustentável e a nossa gestão interna”. Sabemos que o desafio vai ser grande e árduo. Pela frente vai ter de encarar com força e convicção novos líderes políticos, como o novo presidente dos EUA, Donald Trump. Vai ter que lidar com ditadores e fazer tudo para resolver conflitos que nunca chegam ao fim como são os casos da Síria, Iémem e Sudão do Sul, que tão bem conhece. Do conflito israel-palestiniano. O problema dos refugiados. O crescimento dos extremismos na Europa e não só.

A luta é grande mas Guterres está pronto para enfrentar todas as batalhas. Preparou- -se para isso. E temos a certeza de que no final do seu mandato (de cinco ou 10 anos) vai-nos dizer... “ganhámos a paz”. É isso que interessa. É isso que todos nós queremos que aconteça!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

22 Outubro 2018

A multidão e a cidadania

22 Outubro 2018

A pretexto de coisa alguma

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.