Correio do Minho

Braga, terça-feira

António Celestino: comemorações do centenário

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2017-01-18 às 06h00

Paulo Monteiro

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a promover uma série de iniciativas para não deixar passar em claro o centenário do nascimento de António Celestino, um grande poeta povoense falecido há três anos. Durante todo o ano, são várias as iniciativas marcadas e que valem a pena ser seguidas. Celestino nasceu em São João de Rei a 24 de Maio de 1917 e cedo emigrou para o Brasil. Notabilizou-se na Banca, por lá casou e teve uma vida social e cultural muito activa.

Foi ele que trouxe Jorge Amado à sua terra natal onde o escritor brasileiro passou férias e onde se deliciou com o Bacalhau na brasa ou, então, com algumas Bolas de Berlim que comia em Viana do Castelo. Foi na Póvoa de Lanhoso que Jorge Amado arranjou inspiração para muitas das suas obras e sempre com o apoio do seu grande amigo António Celestino.

António Simões Celestino da Silva, de nome completo, é um homem da Póvoa, com um currículo cultural de fazer inveja a qualquer um. Por isso vale a pena perdemos algum do nosso tempo e passar pela Póvoa de Lanhoso em vários momentos. Todos os meses, a Biblioteca Municipal apresenta uma exposição diferente onde são mostradas as várias facetas da vida deste escritor. Este mês vale a pena ver ‘Vida e obra de António Celestino’.

‘As paixões de Celestino’ é o tema de Fevereiro e, em Março, ‘O pai e o poeta’. Comecemos por estas três mostras para ficar a conhecer um pouco melhor a vida e obra deste homem. Vai ver que vale a pena e é fácil de gostar. Depois é só seguir a programação até final do ano e que está disponível na Biblioteca Municipal ou no site da autarquia...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.